sexta-feira, 29 de julho de 2016

Leque dinamiza Férias de Turismo Rural Terapêutico a pensar nos Cuidadores Informais

A Associação Leque dinamiza resposta única no país: um Centro de Férias de Turismo Rural para pessoas com deficiência, a pensar nos seus cuidadores.
Este Centro foi pensado para permitir que as famílias e cuidadores informais de pessoas com deficiência ou incapacidade, possam, algumas pela primeira vez, ir de férias. “Em Portugal existem milhares de cuidadores informais à beira da exaustão, pelo cansaço e stress acumulado pelo cuidado prestado diariamente a filhos/as ou familiares com algum tipo de deficiência ou incapacidade”, reforça Celmira Macedo, Fundadora da Associação Leque, “motivo pelo qual, este tipo de resposta deva ser valorizada quer pela sociedade civil quer pelos responsáveis pela gestão de respostas sociais a nível nacional” 

De 31 de Julho a 14 de Agosto, o Ecopark do Azibo (Macedo de Cavaleiros), é o palco escolhido para o Projeto, conseguindo proporcionar-se assim aos frequentadores diversas atividades terapêuticas e de lazer em contexto rural. Uma equipa de 30 profissionais especializados e formados na área da deficiência, voluntários e parceiros da comunidade regional, dinamizam essas atividades. 

Rumo ao interior norte deslocam-se este ano 22 pessoas (crianças, jovens e adultos), com diferentes níveis de funcionalidade de todo o país, sobretudo oriundas dos grandes centros urbanos de Lisboa e Porto, para 15 dias de diversão e terapias intensivas em ambiente rural. 

“Quanto aos cuidadores, da informação que dispomos, sabemos que muitos aproveitam para ir férias para o estrangeiro, visitar familiares ou simplesmente fazer as férias românticas com o esposo/a há muito negligenciadas”, termina Celmira Macedo. 

A especialista reforça ainda que “diversos estudos nacionais e internacionais demostram uma correlação positiva entre a qualidade de vida dos cuidadores informais e a quantidade e qualidade de bens e serviços que recebem na sua atividade de cuidadores. E entre esses serviços os de ócio e lazer são determinantes no seu bem-estar”. 

O projeto conta com a parceria da Associação Cuidadores – Melhorar a vida de quem cuida, cujo objetivo é replicar o modelo do parceiro Carers Trust, a maior entidade de apoio a cuidadores informais, com mais de 30 experiência no Reino Unido. É de salientar que as duas Associações,Leque e Cuidadores, irão proceder à realização do primeiro estudo em Portugal sobre a qualidade de vida dos cuidadores informais. 

O projeto é apoiado pelo Instituto Nacional para a Reabilitação e conta com o apoio de diversas entidades como o Ecopark Azibo (instalações e atividades de Paddle no Azibo para sessões de Reiki; canoagem de reabilitação e relaxamento; EuroParques (Viagem de Barco pelo Douro e Terapia com Patos); Quinta de Alvazinhos (Asinoteraia e Hipoterpia); Parque Aquático (Aqua Fixe).
O Apoio no transporte é assegurado pela Autarquia de Alfândega da Fé.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário