quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Empresas mineiras com concessões em três áreas no distrito de Bragança

Três dos contratos de pesquisa e prospecção mineira assinados este ano pelo Ministério da Economia abrangem concelhos do distrito de Bragança. Ao que apurámos, serão sete os concelhos do distrito nos quais há interesse de exploração mineira, referentes a vários metais.
Um dos contratos refere-se à exploração de volfrâmio, estanho e ouro nos concelhos de Mogadouro, Torre de Moncorvo e Freixo de Espada à Cinta, que abrange uma área de quase 98 quilómetros quadrados, concessionada à empresa Expertise Morning, pelo período de dois anos.

Outra das prospecções autorizadas é na área de Freixeda, abrangendo os concelhos de Alfândega da Fé, Mirandela e Vila Flor, sendo ouro, prata, chumbo, cobre, zinco e tungsténio os materiais que deverão ser explorados, numa área de 168 quilómetros quadrados. Este contrato de pesquisa e prospecção mineira foi atribuído à Minaport – Minas de Portugal.

À mesma empresa foi entregue o terceiro contrato, neste caso para a área de Numão, que inclui os concelhos de Carrazeda de Ansiães e Torre de Moncorvo, no distrito de Bragança e ainda Vila Nova de Foz Côa (Guarda) e São João da Pesqueira (Viseu). No total serão 46 quilómetros onde será pesquisada a existência de ouro, prata, chumbo, zinco, cobre, estanho, volfrâmio e antimónio.

No total foram celebrados 13 novos contratos de pesquisa e prospecção mineira este ano, três dos quais no distrito de Bragança. 

Escrito por Brigantia
Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário