segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Livros apresentados este sábado dão a conhecer o Dr. Mirandela

Este sábado foram apresentados, em Mirandela, dois livros sobre a vida do Dr. Francisco Fonseca Henriques, conhecido por Dr. Mirandela. Natural desta localidade, viveu entre 1665 e 1731, destacou-se por ter sido médico do rei D. João V, o primeiro hidrólogo português, e um dos maiores médicos do mundo na sua época.
Esta figura ilustre, pouco conhecida dos mirandelenses, pode agora ser descoberta nas obras apresentadas sobre a vida e obra e que serviram para assinalar os 350 anos do seu nascimento.

Maria da Graça Pinho da Cruz, uma das autoras, explica que a actualidade do trabalho do médico mirandelense foi o que mais a surpreendeu nesta investigação.

“Era o médico do rei D. João V, e era considerado um dos médicos mais doutos do mundo e tinha tantas facetas médicas além da investigação e a actualidade das obras dele é que me impressionou, apesar das suas limitações e o aquilégio que é considerado o primeiro livro de hidrologia”,

O presidente do município de Mirandela, António Branco, espera que mais pessoas possam ficar a conhecer melhor esta figura importante da história da cidade.

“O Dr. Mirandela é uma personalidade algo desconhecida em Mirandela, mas a publicação destes livros vem demonstrar o trabalho que realizava e a importância que teve na sua época, e por isso é muito importante para nós e esperamos continuar a divulgar este nome para o futuro”, frisa o presidente da câmara que na cerimónia salientou que há já uma rua com o nome de Dr. Francisco Fonseca Henriques.

A edição do livro foi promovida pela Academia Portuguesa da Água, que tem o nome de Francisco Fonseca Henriques. A presidente desta instituição Rosário Norton refere que esta foi a primeira iniciativa de uma parceria que se estabeleceu com o município de Mirandela. A inclusão da cidade na rota das águas minerais de Trás-os-Montes deverá ser outro dos passos.

“Acho que essa colaboração vai trazer um desenvolvimento grande para a região, porque como a água tem a ver com todos os sectores, nomeadamente hoteleiros e da restauração, pode trazer turistas para conhecer história na rota de Trás-os-Montes e vamos tentar fazer com que Mirandela fique nas que Mirandela faça parte dessa rota”, garante.

A história de um ilustre mirandelense pouco conhecida pode ser descoberta nos livros a “Sinopse da Vida e Obra de Francisco Fonseca Henriques” e “A Impensável e Inesperada recompensa do Dr. Mirandela”. 

Escrito por Brigantia
Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário