quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Município de Bragança limitou o abastecimento de água ao Estabelecimento Prisional de Izeda

O Município de Bragança limitou o abastecimento de água ao Estabelecimento Prisional de Izeda para evitar falhas no abastecimento à população da vila, durante o Verão.A situação foi admitida ontem na Assembleia Municipal de Bragança, pelo autarca Hernâni Dias, o que deixou o presidente da União de freguesias de Izeda, Calvelhe e Paradinha Nova surpreendido.
Durante o Verão houve falhas no abastecimento de água em Izeda e o presidente do Município de Bragança considera que a autarquia tem obrigação de garantir água à população residente na vila mas o mesmo não acontece em relação às cerca de 500 pessoas que, entre reclusos e funcionários utilizam o edifício do Estabelecimento Prisional. O autarca admite, por isso que o município limitou o abastecimento de água à prisão. “A câmara limitou porque não pode, de forma alguma, estar a disponibilizar água para uma entidade, deixando a população toda sem ela”, referiu Hernâni Dias.

A vila de Izeda é abastecida por uma conduta que transporta água da barragem do Azibo, já no concelho de Macedo de Cavaleiros, e nem sempre é suficiente para responder às necessidades da localidade, explica Hernâni Dias, garantindo, no entanto que o problema está resolvido.”Neste Verão, houve um período de calor muito intenso e foi necessário fazer uma distribuição da água para que se pudesse abastecer a vila de Izeda e, ao mesmo tempo, o estabelecimento prisional. Houve uma altura em que, se calhar a divisão não foi bem feita, o que provocou uma descida dos níveis dos depósitos da vila, deixando as pessoas com alguma dificuldade no abastecimento. Foi uma situação pontual, que está reposta, neste momento”, acrescentou o presidente do Município de Bragança.

Já o presidente da União de freguesias de Izeda, Calvelhe e Paradinha Nova, Luís Filipe Fernandes, mostrou-se surpreendido com as afirmações do presidente do município e exige explicações. “Para nós foi uma novidade. O senhor presidente estará suportado em algo que nós desconhecemos e achamos muito estranha essa situação. O Estabelecimento prisional de Izeda é um estabelecimento público e, na nossa perspectiva,  a câmara que é entidade responsável na gestão e fornecimento de água a qualquer instituição podia fazê-lo também à cadeia. Existe um contador no Estabelecimento Prisional e pagam as facturas à câmara Municipal. Gostávamos de saber o porquê de lhe terem limitado o acesso da conduta e o porquê da câmara não lhe fornecer água. É para nos uma incógnita e uma questão que alguém vai ter de responder e justificar”, frisou Luís Fernandes.

Para já os problemas de abastecimento de água em Izeda estão resolvidos mas o autarca local espera que até ao próximo Verão esta situação fique definitivamente solucionada, para evitar constrangimentos semelhantes aos que aconteceram este ano, tendo já exposto também a situação à empresa Águas de Portugal. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário