terça-feira, 27 de setembro de 2016

PJ detém suspeito de tráfico de pessoas e escravidão

Um cidadão estrangeiro de 29 anos, residente no concelho de Carrazeda de Ansiães, foi detido por suspeitas dos crimes de escravidão, tráfico de pessoas e sequestro. Informa hoje a Polícia Judiciaria desta detenção, depois de no âmbito de uma investigação ter identificado um grupo criminoso, com laços familiares, de nacionalidade estrangeira, que está fortemente indiciado pelo crime de tráfico de pessoas para exploração laboral.
As vítimas, todas em situação de carência financeira no país de origem, onde executavam trabalhos indiferenciados, eram aliciadas pelos suspeitos para trabalhar na agricultura na região de Trás-os-Montes, com promessa de condições laborais dignas, que incluíam remuneração, alojamento, alimentação e transporte para os locais de trabalho.

No entanto, não era o que acontecia. Mal chegavam a Portugal, eram-lhes retirados os passaportes, e eram forçadas a trabalhar desde as 5 da manhã até às 10 da noite, sem folgas e sem renumeração, sob ameaça e violência física e psicológica.

Esta situação ter-se-á mantido pelo menos de abril a junho deste ano, até que duas vítimas conseguiram fugir do local onde passavam a noite e denunciar o sucedido. A Polícia Judiciária e a GNR de Mirandela libertaram mais sete pessoas, que foram ajudadas a regressar aos seus países de origem.

O detido, que entretanto teria fugido do seu país de origem, foi presente ao Tribunal de Vila Flor, para interrogatório, e fica a aguardar julgamento em prisão preventiva.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário