quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Programa de financiamento de projectos que associam a tecnologia à saúde apresentado no IPB

Foi ontem apresentado na Escola Superior de Saúde em Bragança o programa RESOLVE, que é promovido pelo Instituto de Investigação e Inovação em Saúde, da Universidade do Porto, e tem como objectivo apoiar o desenvolvimento de tecnologias na área da saúde.
O "I3s" vai financiar pelo menos 10 projectos até 75 mil euros e veio mostrar no IPB de Bragança como pretende ajudar a criar as condições necessárias para que projectos de tecnologias inovadoras nesta área possam ser desenvolvidos, já que para além do financiamento acompanha cada um dos projectos e disponibiliza um conjunto de recursos e ferramentas essenciais para que o processo se concretize.

De acordo com o presidente do IPB, Sobrinho Teixeira, esta pode ser uma boa oportunidade para que alunos, investigadores e professores possam pôr em prática projectos que ajudem a melhorar o bem-estar de utentes. “Este é um projecto que visa, sobretudo associar a tecnologia à área da saude, o que vai significar um avanço, em termos de conforto. Se reparem, os principais avanços da medicina foram aqueles que foi possível associar a tecnologia”, constatou. 

No Instituto Politécnico de Bragança há já projectos que estão a ser desenvolvidos que pretendem promover o bem-estar com recurso a novas ferramentas desenvolvidas pela engenharia.

Até ao final da semana, a instituição de ensino vai candidatar a fundos comunitários, um projecto que associar a tecnologia ao apoio aos idosos, em Alfãndega da Fé. “Podemos associar a engenharia, de maneira a que os idosos possam estar em casa e não precisem de estar institucionalizados”, frisou Sobrinho Teixeira.

Os projectos no âmbito do RESOLVE serão apenas alguns dos muitos que o IPB deverá candidatar a fundos comunitários ainda este ano, num total 15 milhões de euros. 

Escrito por Brigantia
Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário