sexta-feira, 25 de novembro de 2016

"Aproximar avós transmontanos e netos emigrados através do skype" colmata a saudade de centenas de seniores durante a Época de Natal

Em Dezembro de 2015, a Associação Leque, com o apoio do prémio BPI, iniciou um programa que através das novas tecnologias, neste caso, o Skype, pôs a falar os idosos transmontanos em situação de isolamento, com familiares espalhados pelo mundo, principalmente os do concelho de Miranda do Douro, onde 30% dos jovens estão emigrados.
"Aproximar avós transmontanos e netos emigrados através do skype" colmata a saudade de centenas de seniores durante a Época de Natal
No   primeiro ano, foram realizadas cerca de 50 chamadas via Skype para vários pontos do Mundo (Espanha, França, Inglaterra, Alemanha, Japão, Moçambique, Angola, Canadá e Brasil), tendo estado envolvidas aproximadamente 100 pessoas (idosos e familiares emigrados) em várias freguesias do concelho de Miranda do Douro (Águas Vivas, Duas Igrejas, Picote, Malhadas, Miranda do Douro, São Martinho de Angueira, Sendim, Miranda do Douro e Palaçoulo), fazendo ligações para vários pontos do Mundo (Espanha, França, Inglaterra, Alemanha, Japão, Moçambique, Angola, Canadá e Brasil). 

Em Duas Igrejas, Teresa de Jesus,82 anos, viu a sobrinha neta pela primeira vez através de uma chamada Skype, realizada pela equipa da Associação Leque. No dia do seu aniversário, Daniel, residente em São Martinho de Angueira, foi surpreendido pela equipa da Associação Leque, que efetuou uma chamada para o seu genro, residente em Toronto e para o seu filho, que vive em Lisboa. Nem com os seus 89 anos, conseguiu esconder as lágrimas, mal conseguindo acreditar que a sua família lhe cantava os parabéns através de um computador. 

“Existem centenas de seniores em situação de isolamento e com a família emigrada nos quatro cantos do mundo, muitos deles abandonados à saudade. Neste projeto fazemos o levantamento desses seniores e estabelecemos o contacto, via Skype, com os seus familiares emigrados, que não veem há vários anos. Além disso, este a Leque também pretende fazer uma intervenção biopsicossocial a esta população. Isto é, os técnicos da Associação Leque, quando vão estabelecer as ligações, aproveitam a ocasião para realizar também rastreios e realizar quando necessário acompanhamentos ao nível da reabilitação psicomotora”, refere Celmira Macedo, Fundadora da Associação Leque e coordenadora deste projeto. 

Esta iniciativa ganha asas, chegando já no próximo dia 27 de novembro ao concelho de Vila Pouca de Aguiar, onde a equipa da Associação Leque irá orientar e formar uma equipa local do Município permitindo, assim a continuidade destas ligações sempre que for solicitado. A replicação deste projeto no concelho de Vila Pouca de Aguiar tem como objetivo alcançar as 14 freguesias que constituem o concelho, de modo a que mais de 100 seniores beneficiem deste projeto. 

Neste natal, os seniores de Vila pouca de Aguiar, Miranda do Douro e Vimioso, vão sentirse mais próximos dos seus entes queridos que não terão oportunidade de visitar os seus familiares. Desta forma, a Leque pretende confortar a saudade de mais de 200 seniores em 30 freguesias.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário