sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Fadista com raízes na aldeia de Aveleda dá cartas a nível nacional

“Carolina é uma jovem fadista de Bragança a fazer carreira em Lisboa. Há 2 anos lançou o seu disco de estreia com o selo da Sony Music. Interpretou o papel de Amália jovem, no musical Amália de La Feria, com quem fez mais 2 musicais na sua passagem pelo teatro.
A fadista, que passou a sua infância pela aldeia da Aveleda, no concelho de Bragança, onde começou a cantar fado por influência do pai, que também o cantava, e a ouvir discos da Amália da avó. “Tanto o meu pai como a minha mãe, sempre cantaram, o avô tocava acordeão, é uma coisa de família. A minha mãe tinha discos de fado o que também ajudou”, referiu à Brigantia.

A fadista transmontana está já a gravar o seu próximo álbum que deverá sair na próxima Primavera, depois de ter sido a primeira fadista a ser convidada pela Sony Music, um gigante do mundo discográfico a nível internacional.

Apesar de ter formação em canto lírico, diz que o mais importante para cantar fado não é a técnica. “O fado não precisa de muita técnica. Quem tiver, óptimo. O melhor caminho para cantar é fado é o coração!”, considera.

Carolina é ainda uma jovem mas conta já com centenas de actuações, por entre casas de fado no Porto ao clube de fados de Lisboa, onde actua regularmente. Mas a fadista também faz actuações em iniciativas de maior dimensão, como é o caso do Web Summit, um dos maiores eventos mundiais de tecnologia que decorreu nestes últimos dias em Lisboa, onde a fadista foi convidada a actuar.

Mas a fadista não tem ilusões e assume que “é preciso ir para Lisboa para ter uma carreira no fado”.

Mas Carolina não esquece os locais onde passou a sua infância. “Eu adoro vir cá. É onde está a minha família toda, na Aveleda. E as minhas melhores recordações são as da infância e foram todas passadas cá”, sublinha.

Carolina, uma fadista, pode dizer-se de alma e coração, a cantar, não a canção de Lisboa mas o fado do mundo inteiro. 

Escrito por Paulo Afonso (Brigantia)

Sem comentários:

Enviar um comentário