domingo, 27 de novembro de 2016

Faleceu Fidel de Castro!

Esta notícia desencadeará emoções opostas, nos corações dos homens, nas várias partes do mundo.
Para os portugueses, que viveram submetidos a uma longa ditadura de 50 anos, Fidel de Castro foi, juntamente com Che Guevara, o ídolo dos anos 60, que nos fez sonhar com a revolução libertadora do fascismo que nos dominava.
Contra o ultra poderoso vizinho que o atacou ferozmente, Fidel de Castro conseguiu a libertação do seu povo, acabando com o casino e o prostíbulo que a máfia americana mantinha em Cuba.
Fê-lo com ousadia, coragem e determinação, demonstrando que não há impossíveis quando a luta por ideais dá força aos aparentemente mais fracos. Só assim lhes foi possível, a Fidel e aos seus companheiros, libertarem o seu povo do jugo do ditador Baptista.
A conjuntura internacional e a necessidade de apoios para manter a independência do seu país, determinaram alianças que lhe permitiram esse desiderato mas que lhe provocaram uma profunda alteração na sua concepção ideológica e no regime que ambicionara para o seu pais e o seu povo.
Figura controversa, ídolo de multidões, Fidel de Castro está na História Universal como uma das principais figuras do século XX, como referência de coerência, determinação e coragem, aliadas a uma liderança forte e mobilizadora de um povo e de uma nação. Só assim Cuba pôde resistir até aos dias de hoje.

A Associação 25 de Abril apresenta ao governo de Cuba e ao seu povo as suas sinceras condolências.

O Presidente da Direcção
Vasco Lourenço

Sem comentários:

Enviar um comentário