quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Aberto processo de classificação do povoado fortificado de Vilarinho dos Galegos

O povoado fortificado de Vilarinho dos Galegos, concelho de Mogadouro está em processo de classificação como sítio de interesse público na área do património cultural. O chamado Castelo de Mouros, sobranceiro ao rio Douro é um castro defendido por um fosso e campos de pedras fincadas. A sua ocupação terá ocorrido durante o séc. II antes de Cristo e durante a romanização.
O objectivo com o processo de classificação, pedido pelo município à Direção-Geral do Património Cultural e que agora foi aberto, é valorizar o sítio que foi alvo de escavações e sondagens arqueológicas entre 2011 e 2015. A classificação vai ainda permitir a preservação do local, como explicou a vereadora da cultura e turismo do Município de Mogadouro, Virgínia Vieira.

“Ao terminarmos o seu estudo e a valorização do Castelo de Mouros e dado o reconhecimento do seu valor científico considerou-se necessário e de grande interesse para o município a salvaguarda deste arqueossítio, tendo o processo sido desencadeado em 2014”, referiu.

A classificação do sítio arqueológico vai também possibilitar a realização de uma candidatura a fundos comunitários para a consolidação e valorização do espaço.

“Dado o seu sítio, a necessidade de valorização vai-nos permitir levar a uma candidatura a fundos comunitários. Queremos consolidar os muros e queremos pôr o local visitável e para isso, temos de ter sinalização e descrição do local”, adiantou.

A abertura do processo de classificação povoado fortificado de Vilarinho dos Galegos foi publicada em Diário da República na semana passada.

No concelho de Mogadouro, um processo semelhante tinha já acontecido com o castelo de Oleiros, entre Urrós e Bemposta, que acabou por ser classificado como património de interesse público em 1990. 

Escrito por Brigantia
Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário