quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Livro "Uma noite de serão à luz de candeia" recupera histórias da tradição oral

Uma jovem de Miranda do Douro reuniu histórias da tradição oral nos concelhos de Mogadouro e Miranda e publicou-as no livro “Uma noite de serão à luz de candeia”. Não é a primeira incursão da autora Mónica Ferreira na escrita. A autora, que mostra interesse por recolhas antropológicas, foi ouvir contos em várias aldeias para valorizar as tradições da região, de forma a que estas não se percam.
“Este livro tem narrativas das pessoas mais velhas aqui de Trás-os-Montes, que foram transmitidas de geração em geração e que se vão perdendo no tempo, recolhidas através de conversas com pessoas mais velhas. A ideia foi também valorizar o que temos aqui em Trás-os-Montes porque há muita coisa que não é valorizada”, referiu.

Mónica Ferreira nasceu em Espanha, mas cresceu em Miranda do Douro, a terra dos pais, por isso o livro recupera memórias das populações deste concelho.

“O livro tem histórias sobre vidas passadas de antigamente, os tempos no campo, actividades agrícolas, sobre o contrabando e sobre o lobo e a raposa, que nos dão a conhecer um bocadinho das realidades de antigamente”, frisou.

A antropóloga de formação espera poder continuar a recolher testemunhos da população da região e não afasta a hipótese de escrever mais livros com o mesmo método.

“Gosto de fazer recolhas e sobretudo de conversar com as pessoas mais velhas, são elas que nos vão transmitindo uma parte da cultura que sei perdendo, gosto muito de conversar com as pessoas, fazer recolhas poder divulgar e da conhecer um parte da nossa cultura às pessoas mais jovens e a pessoas de fora que também se interessam”, explica.

A obra de Mónica Ferreira, “Uma noite de serão de luz à candeia” está já disponível em vários pontos de venda em Mogadouro e Miranda do Douro ou através da página de facebook da autora. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário