terça-feira, 24 de janeiro de 2017

"Rocher de Alheira" e outras inovações gastronómicas são novidades da Feira do Fumeiro de Vinhais deste ano

A Feira do Fumeiro de Vinhais está a chegar. Este ano é de 9 a 12 de Fevereiro. Todos os anos atrai milhares de visitantes que chegam de todos os pontos do país, para levarem os enchidos mais caros que se fazem no país, ainda assim, o preço não é questão quando se trata do fumeiro de Vinhais. Mas há outros motivos de interesse para além do fumeiro.
Este ano a grande novidade é o “Rocher de Alheira”, uma espécie de bombom que contém massa de alheira de Vinhais com uma ganache de castanha e uma cobertura de ouro líquido comestível, que vai ser apresentado na feira. Carla Alves da organização acredita que esta é uma forma de fazer quebrar a sazonalidade do consumo de fumeiro.

O chef Óscar Gonçalves, que criou esta iguaria, responsável do restaurante G, na Pousada São Bartolomeu, em Bragança, desvendou o segredo aos jornalistas presentes na conferência de imprensa da apresentação da feira, esta segunda-feira de manhã, no Centro Interpretativo do Porco e do Fumeiro e deu-a a provar a quem estava presente.

“Contém massa de alheira de Vinhais com uma ganache de castanha, açucar em ponto, ervas aromáticas, casca de laranja e depois é revestido com uma cobertura de castanha pilada, o que lhe confere aquele aspecto irregular, e depois leva uma cobertura de ouro líquido comestível", desvendou o chef.

O chef Óscar Gonçalves vai fazer algumas demonstrações de cozinha durante a feira, apresentando este produto, a par de uma série de outros que combinam os produtos e sabores regionais com a modernidade da alta cozinha.

Esta é uma feira que tem um peso determinante para a economia do concelho, sendo que o fumeiro chega a movimentar cerca de seis milhões de euros por ano no concelho, a par da castanha, como destacou Luís Fernandes, vice-presidente da Câmara.

Outros destaques da edição deste ano da Feira do Fumeiro de Vinhais é o regresso do concurso de porcos de raça bísara e os espectáculos musicais da fadista Raquel Tavares na sexta, dia 10, e dos Dama, no sábado, dia 11 de Fevereiro. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário