quinta-feira, 18 de maio de 2017

Enganaram-nos este tempo todo. Em Bragança o Carnaval já foi Tradição

Não amigos, não estou a falar dos Caretos e do Entrudo, nem de outro tipo de rituais que muito nos honram e orgulham. Rituais ancestrais da nossa área rural e, hoje em dia, transvestidos, para as áreas urbanas, e bem, no sentido de enriquecer o conhecimento que a "estranja" tem sobre o nosso passado, a nossa história.
Estou mesmo a falar de Carnaval. Do carnaval que nos habituámos a ver na televisão.
Esta foto que o Estácio de Araújo publicou no Grupo Tesourinhos-Bragança do facebook, com o título "A dança do Xá da Pérsia. Dia de Carnaval em Bragança - Rua Direitadeve fazer-nos refletir.

- A foto pode ser dos anos 40/50 do século passado ou, inclusive, de uma década anterior.
- A foto é, garantidamente, tirado do largo de S. Vicente a apanhar a Rua Direita.
- Os "figurantes" estão, notoriamente, em sintonia. Basta olhar para os trajes, deles e delas, iguais para os homens e iguais para as mulheres. Basta olhar para os gestos, dos braços, obviamente ensaiados.

Assim sendo, o "estrelóquio" não é espontâneo. É/foi ensaiado. Por uma instituição qualquer, por uma associação qualquer. Da "minha lembrança" só me recordo de uns tipos a atirar farinha para cima das "moças", os mais moços a "bisnagar" água a torto e a direito, outros a queimar umas rabichas ou a mandar umas bombas, uns pirilampos...que comprávamos na drogaria luso e, uns anos depois, de uns "porreiraços" empoleirados na caixa de um trator ou de uma camioneta a "amarrar" uns tintóis.

Bom.

Esta foto, desmistifica tudo o que (eu pelo menos) conhecia sobre o carnaval em Bragança. Bragança Cidade.

Faço daqui um apelo aos nossos "mestres", e felizmente temos muitos, para que tentem aprofundar este tema.





HM

1 comentário:

  1. Quando eu era miúdo ,mas mesmo miudinho ,havia um homem chamado Claudino Matos ,pai do Zé Matos e do Augusto e que era casado com a Senhora Isabel Pereira . Foram depois para África e não mais os vi!Ensaiava a garotada da Caleja para representações no Carnaval,.A designação que ele dava às peças era outra que não estrelóquios ,mas esqueceu-me completamente e já tenho feito esforço de memória mas não vou lá.Sei que antes da Caleja ensaiou coisa maior .Morou na. Rua do Paço e poderá essa foto ser o testemunho do que eu penso,Indagando junto de alguém desse tempo pode ser ,se faça luz. Posterior a 1950 mas antes de 1960.Tentemos que descobríamos um TESOURO ,que teria valor inestimável.A O dos Santos ( Bombadas).

    ResponderEliminar