quinta-feira, 18 de maio de 2017

IPB organiza actividades para integrar os alunos estrangeiros na comunidade

Workshops e apresentações musicais, gastronómicas, culturais ou simples momentos de convívio são os ingredientes que fazem a Semana de Erasmus e o Encontro de Mobilidade Internacional, no Instituto Politécnico de Bragança.
Há 13 anos que o IPB promove uma semana, dedicada aos estudantes estrangeiros deste campus académico. Luís Pais, vice-presidente para a área internacional, refere que todas as iniciativas “são pensadas com o intuito de integrar os alunos que chegam de 27 países de todo o mundo.”
Os estudantes felizes com esta atenção que lhes é dedicada mas dizem que se sentem integrados no IPB e na cidade. Oana é ucraniana, tem 21 anos, está de Erasmus em gestão e ficar em Portugal é uma possibilidade “gosto muito de Portugal e de estudar no IPB está a ser uma boa experiência, ficar a trabalhar em Portugal no final do curso é uma possibilidade.”
Quanto aos alunos cabo verdianos Sky e Nuno, estudam mestrado em contabilidade financeira e concorreram através de um programa especial de mobilidade que oferece aos alunos estrangeiros a possibilidade de tirar os cursos integralmente.
Sobrinho Teixeira, presidente do politécnico, diz que esta é “uma forma de promover a interacção entre as várias culturas e que é um dos pontos que faz com que o IPB integre o Top 3 das melhores instituições de ensino superior do país.”
A semana culminou com a corrida IPB for All, que convida todos os que se queiram juntar a esta iniciativa para a integração e promoção da igualdade de culturas.
Durante estes dias houve ainda espaço para uma feira internacional e durante toda a semana na cantina o menu foi variado com propostas e prato típicos, para que todos pudessem provar um pouco de países como a Ucrânia, Marrocos, Brasil, Rússia, México, Tunísia e outros. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário