sexta-feira, 19 de maio de 2017

Sons da Ruralidades invadem planalto durante este fim-de-semana

O festival Sons&Ruralidades, Festival de Ecologia, Arte e Tradições Populares realiza-se entre os dias 19 e 22 de Maio no Parque Ibérico de Natureza, Turismo e Aventura da Aldeia de São Joanico, concelho de Vimioso. Um conjunto de iniciativas distribuídas pela música, pelo cinema pelo debate e pela exposição temática, integrarão a 12ª edição deste certame.
O festival Sons & Ruralidades pretende ser um novo modelo de festival cultural, superando o espaço e tempo do festival para revitalizar e regenerar a região rural do nordeste transmontano. 

Abençoada pela natureza, esta região possui uma forte relação com a terra através das actividades agrárias. Apesar disto está em processo de despovoação em parte devido à perda de importância da agricultura como motor de dinamismo dos espaços rurais e por uma desagrariação do meio rural e a consequente migração e envelhecimento da população. 

Este festival faz parte de um programa de desenvolvimento para esta região, procurando que a arte e a cultura sejam a causa para a revitalização da região, procurando novas aproximações artísticas, sociais e económicas.

Estimulando sinergias entre o património faunístico e florístico e o património cultural, material e imaterial. Pensando os humanos como parte da natureza e a biodiversidade como um todo. Criando novas oportunidades de criar e de reflectir colectivamente sobre o desenvolvimento local e proporcionando novas visões de futuro.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários: