quinta-feira, 22 de junho de 2017

Saiba o que é proibido fazer na floresta a partir de hoje

Arrancou hoje o período crítico dos incêndios, que se estende até dia 30 de setembro. A GNR relembra-o do que é proibido fazer em espaços florestais e agrícolas nesse período.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) reitera na sua página de Facebook o quão importante é o papel de todos e de cada um na "proteção da nossa floresta". Um papel "decisivo".

Assim, e um dia após ter começado oficialmente o verão, passa a ser proibido determinados comportamentos em espaços florestais e agrícolas que, durante o resto do ano, devem ser feitos com as devidas cautelas. O período crítico contra incêndios arrancou hoje, uma data que foi antecipada pelo Governo (habitualmente esse período arranca só a 1 de julho), devido às previsões meteorológicas com temperaturas "adversas" que se prevêem. 

Assim, entre hoje e até ao dia 30 de setembro, é proibido:

- Fumar, fazer lume ou fogueiras nas florestas.  A GNR aconselha a quem quiser fazer piqueniques, que opte por levar comida já preparada e que não necessite de ser aquecida, uma vez que é proibida a realização de fogo para a sua confeção.
- Fazer queimas ou queimadas;
- Lançar foguetes e balões de mecha acesa;
- Fumigar ou desinfestar apiários, salvo se os fumigadores estiverem equipados com dispositivos de retenção de faúlhas;
-  circulação de tratores, máquinas e veículos de transporte pesados que não possuam extintor, sistema de retenção de fagulhas ou faíscas e tapa chamas nos tubos de escape ou chaminés.

Sem comentários:

Enviar um comentário