quarta-feira, 12 de julho de 2017

Consultas de diagnóstico grátis para prevenir o cancro oral

Prevenir e diagnosticar precocemente o cancro oral é o objetivo do rastreio que acontece no próximo dia 22 deste mês no Centro de Saúde de Macedo de Cavaleiros. Embora hajam grupos onde o risco de contrair a doença é maior, as consultas são abertas a toda a população, refere Raúl Sousa, Médico e Diretor do Centro de Saúde de Macedo de Cavaleiros.
“O que se pretende com este rastreio é diagnosticar casos em pessoas que ainda não tenham sintomas, é um rastrear. Qualquer pessoa está convidada a vir fazer o rastreio e temos muito gosto nisso, mas é claro que há pessoas onde a indicação para o fazer é maior. São eles os adultos, independentemente do género, mas há duas situações que constituem um maior fator de risco, nomeadamente pessoas com hábitos de tabagismo e etílicos com algum exagero, estas são aquelas que, habitualmente, são mais atingidas pela doença.”
O diagnóstico precoce que pode ser fundamental para o tratamento da doença ser eficaz e facilitado, acrescenta Raúl Sousa.

“Tal como todas as situações oncológicas, esta não foge à regra e tem-se verificado um aumento dos casos, embora de forma menos galopante do que em outros tipos de cancro, nomeadamente o do pulmão, da mama, do intestino e do aparelho digestivo. No entanto, quando surge este tipo de cancro, os tratamentos são complicados pois comprometem a ingestão dos alimentos e a própria alimentação sendo, por isso, bom prevenir para o bem de todos. O tempo de evolução das doenças, nomeadamente oncológicas, dita muito do prognóstico das mesmas, e, por isso, os rastreios são importantes para todas as doenças deste tipo.”
E ficam ainda alguns conselhos para a prevenção do cancro oral.

“Neste caso concreto do cancro oral, tem a ver com lesões da boca, gengivas e dentes. Devem ter-se hábitos de higiene oral, frequentando consultas de estomatologia, medicina dentária, ir ao médico dentista ver se está tudo bem e ele dirá quantas vezes deve fazer essa consulta e porquê. 

Evitar o tabaco, bebidas alcoólicas, nomeadamente bebidas brancas com maior teor em álcool, evitar alimentos muito quentes ou frios, mastigá-los bem e ainda fazer uma boa higiene oral que é fundamente. Deve-se ir vigiando para ver se está ou não tudo bem.” 
As consultas de diagnóstico precoce de cancro já aconteceram há 3 anos e voltam dia 22 de julho ao Centro de Saúde de Macedo de Cavaleiros, com lugar das 9h às 13h e das 14h30 às 18h. O rastreio conta com profissionais da delegação de Bragança da Liga Portuguesa Contra o Cancro, da Unidade Móvel de Estomatologia e clinica dentária.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário