quinta-feira, 20 de julho de 2017

Matilde Rosa Sarmento

Filha do doutor António José Pinheiro de Figueiredo Sarmento (763) e de D. Ana Maria de Sousa Rosa, paroquianos desta freguesia de Santo António de Vila Nova (anexa de Mirandela), nasceu a 20 de Janeiro de 1796; neta paterna do capitão Miguel Pires Pinheiro e de D. Luzia Esteves de Figueiredo, de Rabal, e materna do capitão Domingos Pires Rosa e de D. Maria Rosa, da quinta de Golfeiras, freguesia de Mirandela. Foi padrinho o doutor Luís António de Sousa, abade de Sobreiró. («Livro dos baptizados de Vila Nova, Mirandela, de 1568 a 1796»).
Doutor António José de Figueiredo e sua mulher D. Ana Pinto, ambos de Contins, foram padrinhos de um neófito a quem deram o nome de Francisco, nascido em Vila Nova em 1788.
António Pinto, do lugar de Abambres, e sua neta D. Ana Pinto Pinheiro, do lugar de Vila Nova, foram padrinhos em 1794 de uma Ana Joaquina, de Vila Nova das Patas. À margem deste assento há uma nota moderna que diz a propósito do padrinho: «o fidalgo António Pinto de Abambres». Portanto, esta neta é filha do Pinheiro e a mulher dele deve ser filha do fidalgo de Abambres ou de sua família.
Francisco António de Araújo, capitão-mor de Frechas, e sua mulher D. Joaquina foram padrinhos em 1794 de uma Joaquina nascida em Mirandela.
Francisco, filho do capitão-mor de Mirandela, Francisco Manuel da Veiga de Sequeira Baía Sarmento e de D. Luísa Antónia Benedita de Morais da Mesquita e Sousa, de Selores, nasceu a 18 de Abril de 1795 em Mirandela; neto paterno de António da Veiga de Sequeira, capitão-mor aposentado, e de D.Maria Joaquina de Sá Sarmento, de Chacim e aquele de Mirandela, e materno de Nicolau de Sousa Gomes e de D. Leonor Luísa de Morais da Mesquita Pimentel, natural do lugar de Selores, concelho de Carrazeda de Ansiães. Foram padrinhos: o tenente de cavalaria Luís Manuel de Morais da Mesquita Pimentel e Sousa, tio materno do baptizado, e a avó paterna. («Livro dos baptizados de Mirandela», fl. 34 v.)
Cândida, filha dos mesmos, nasceu a 7 de Janeiro de 1797.
António, irmão da precedente, nasceu a 6 de Setembro de 1798.
Maria, irmã dos antecedentes, nasceu a 10 de Fevereiro de 1800; desta foram padrinhos: Francisco Xavier de Morais da Mesquita, prior de Nossa Senhora da Assunção, da vila de Cernache, e sua irmã D. Leonor Maria da Encarnação de Morais da Mesquita, naturais de Selores, tios maternos da baptizada.
Joaquina Barbosa, irmã dos precedentes, nasceu, como todos os seus irmãos, em Mirandela a 25 de Agosto de 1802.

Memórias Arqueológico-Históricas do Distrito de Bragança

Sem comentários:

Enviar um comentário