sexta-feira, 18 de agosto de 2017

"A Força da Menina da Aldeia" livro sobre uma família de Podence

Dia 21 de Agosto, pelas 16 horas, nas instalações da Junta de Freguesia de Podence, vai ser lançado a obra "A Força da Menina da Aldeia - Entre Podence e Macedo de Cavaleiros, de autoria de Luciano Reis e Fátima Rodrigues.
O livro teve um alto patrocínio da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros e o da Junta de Freguesia de Podence e da empresa DHARMA MR.

Entre Podence e Macedo de Cavaleiros é um livro que retrata o percurso de vida de uma menina, de seu nome Fátima, tratada no povo por “Fatinha”, oriunda de uma humilde família de Podence, com poucas possibilidades económicas e de um extracto económico/social baixo.

Mas, mesmo assim, foi para Lisboa com 17 anos e, graças à sua força interior, guiada por valores humanos e capacidades de aprendizagens especiais, conseguiu realizar o seu sonho de criança – ser um dia Professora.

Enquadrado neste resumo Biográfico encontramos vários aspectos da aldeia de Podence e da vila de Macedo de Cavaleiros, por onde circulou até ao término do Ensino Secundário, ou seja, esta obra abarca substancialmente uma vasta informação de cariz antropológico, tendo por base a área geográfica entre Podence e Macedo de Cavaleiros.

Preservar a memória deste período da sua vida, como aqui se faz, é preservar a sua identidade e garantir um relato editorial que pode servir de exemplo a outros protagonistas que tenham a coragem de nunca desistir dos seus sonhos.

Luciano Reis nasceu em 1954, na localidade de Cabril, concelho de Pampilhosa da Serra.

É licenciado em Gestão das Artes e frequentou o Mestrado em Estudos de Teatro, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

É igualmente diplomado em Formação de Actores pela Escola Superior de Teatro e Cinema e possui formação no âmbito geral da Animação (Educativa, Cultural, Museológica ou Turística), conhecimentos que se estendem a outras áreas – Antropologia Cultural ou Jornalismo.

Fátima Rodrigues nasceu em Moçambique no dia 24 de Janeiro de 1972, tendo vindo morar para Podence/Macedo de Cavaleiro, a partir dos 3 anos de idade. É licenciada em Ensino Básico na área de Matemática e Ciências da Natureza. Lecciona as disciplinas de Matemática e Ciências da Natureza, no Ensino Básico há 23 anos. Daí que tenha uma vasta riqueza experimental no universo do ensino.

O Luciano Reis está ligado há muitos anos a variadas artes do espectáculo, trabalhando regularmente em projectos culturais, editoriais, educativos e artísticos. É autor de cerca de 91 livros, distribuídos por áreas tão diversas como a biografia, o teatro, a poesia, o romance ou a investigação histórica, entre outras.

A Fátima Rodrigues é pioneira nesta área, sendo este livro a sua primeira obra publicada.

in:diariodetrasosmontes.com

Sem comentários:

Enviar um comentário