quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Adopções aumentam no Canil Intermunicipal da Terra Quente

Desde o ano passado que a taxa de adopção de animais cresceu de 12 para 20 por cento no Canil Intermunicipal da Terra Quente Transmontana, agora denominado de Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia Intermunicipal da Terra Quente Transmontana, sediado no concelho de Mirandela.
Além das novas leis que entraram em vigor este mês onde os Centros de Recolha Oficiais são obrigados a esterilizar os animais para adopção e a realizar programas de captura, esterilização e devolução de gatos, há outras medidas que têm feito aumentar o número de adopções, como revela Manuel Miranda, Secretário-geral da Associação dos Municípios da Terra Quente Transmontana, que gere o centro.

“A associação tem vindo a desenvolver um conjunto de iniciativas desde 2016 que passaram por um lado e numa primeira fase pelo reforço e capacitação de recursos humanos em que temos um veterinário e uma enfermeira de veterinária a tempo inteiro, por outro lado fomentamos e dinamizamos as redes sociais, no sentido de aumentar as taxas de adopção”, esclareceu.

O CRO da Terra Quente recebe anualmente cerca de 1400 animais oriundos não só dos cinco concelhos da Terra Quente (Mirandela, Vila Flor, Macedo de Cavaleiros, Alfândega da Fé e Carrazeda de Ansiães), mas também de Valpaços, São João da Pesqueira.

No entanto, o canil pretende duplicar a capacidade de receber animais e nesse sentido tem previsto uma requalificação e ampliação do espaço.

A partir de Setembro de 2018, passa também a ser proibido o abate de animais nessas instituições. No caso deste centro de recolha oficial Manuel Miranda diz que essa é uma prática que já não acontece desde Fevereiro deste ano e com o intuito de mudar um pouco a má imagem que normalmente é associada aos canis, a Associação de Municípios da Terra Quente Transmontana tem a decorrer até 31 de Outubro o concurso “Nome e Logomarca” aqui explicado por Manuel Miranda

No concurso podem participar cidadãos dos concelhos de Alfândega da Fé, Carrazeda de Ansiães, Macedo de Cavaleiros, Mirandela e Vila Flor e ainda os alunos de ensino secundário e superior dos municípios associados. O vencedor tem como prémio um iPhone 7.

No âmbito do Dia Mundial do Animal que se celebra anualmente a 4 de Outubro, a Associação de Municípios da Terra Quente Transmontana vai promover campanhas de adopção gratuitas de animais abandonados no Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia. 

Escrito por Terra Quente (CIR)

Sem comentários:

Enviar um comentário