quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Descobertos "vestígios importantes" sobre a ocupação humana no castro de S.João das Arribas da idade do Bronze até à alta idade média

Escavações arqueológicas no castro de S. João das Arribas, no concelho de Miranda do Douro, revelaram importantes vestígios arqueológicos datados desde a idade do Bronze até à Alta Idade Média.
As quatro sondagens que decorreram ao longo de um mês trouxeram à superfície um conjunto de vestígios que revelam que naquele local houve uma ocupação constante no período entre os séculos IX a.C.  até ao X depois de Cristo, como explicou a arqueóloga Mónica Salgado que foi uma das coordenadoras das escavações:
“ Os resultados foram bastante positivos, temos uma ocupação continuada, talvez mas ainda não com seguridade, desde o final da idade do Bronze até à Alta Idade Média. Encontrámos quatro estruturas de casas, dos séculos V e VI, encontrámos vário espólio cerâmico, desde a idade do bronze até ao séc. X da idade média, uma lareira e um possível celeiro ou lagar”, explica.
A arqueóloga Mónica Salgado destaca a importância dos achados quer pela quantidade quer pela relevância de algumas peças:
“Temos peças cerâmicas inteiras, temos uma ponta de seta, que é bastante relevante, temos moedas e alguns artefactos em bronze e sobretudo, muita cerâmica”, refere.

Mónica Salgado espera que os objectos encontrados, que agora serão estudados, possam posteriormente ficar em exposição na Aldeia Nova, a povoação mais próxima do local.

O castro de S. João das Arribas foi classificado como monumento nacional em 1910. Este foi o segundo ano de intervenção de um projecto de quatro anos, para conhecer melhor o passado do espaço, que envolve a Palombar e a Câmara Municipal de Miranda do Douro.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário