sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Língua Mirandesa vai ser ensinada nas escolas

O Mirandês vai passar a ser ensinado nas escolas portuguesas e vai ser reconhecido nos currículos dos alunos.
Miranda do Douro vai assinar na segunda-feira um protocolo com o ministério da Educação e a Universidade de Coimbra.

Artur Nunes, o presidente da câmara municipal, conta que Miranda se associou a instituições de renome com o objectivo de que a cultura Mirandesa não fique restringida às terras de Miranda

“O projeto da Língua Mirandesa em parceria com a Universidade de Coimbra, também com o Instituto Camões, com o Ministério da Cultura e o Ministério da Educação vai  conferir classificação nos currículos pelo próprio Ministério dos Negócios Estrangeiros também com a assinatura da carta europeia de línguas comunitárias que subscreveu o projeto.”
Este projecto já tinha sido candidatado em Dezembro de 2016 mas a comissão de coordenação chumbou o projecto em Maio deste ano. O município recorreu da decisão, por considerar que o projecto estava bem cimentado, como explicou o presidente da câmara.

“O projeto foi chumbado por motivos subjetivos. De facto, está muito sustentado em parcerias, em qualidade, em quantidade, e, digamos, é um projeto da língua da cultura mirandesa.”
O autarca diz que foram várias as questões colocadas em cima da mesa para a valorização e aprendizagem da segunda língua oficial de Portugal

“Há várias questões que estão em cima da mesa relativamente à língua mirandesa. Em primeiro lugar, uma universidade que aceita como válido o currículo e os professores para o ensino do Mirandês. Essa universidade que assinou o protocolo connosco vai lecionar o Mirandês na Universidade de Coimbra. Por isso é um pilar basilar. A formatação de currículos ao nível das escolas também passa pela universidade de Coimbra e também por estas parcerias ao nível do Ministério da Educação. Há um projeto piloto que está feito.”
Com a colaboração do Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro, comunidade escolar vai ser envolvida na aprendizagem da segunda língua oficial em Portugal.
O mirandês sobreviveu centenas de anos no isolamento, e no ano de 1999 foi reconhecido como a segunda língua oficial de Portugal.

INFORMAÇÃO CIR (Rádio Brigantia)

1 comentário:

  1. Ficaria muito contente se qualquer cidadão mirandês ou brigantino, me enviasse um dicionário ou livro sobre o Mirandês. Pesquiso o Caipirês no Brasil e dedico mais de quarenta anos de pesquisa nisso; o "caipirês" é o equivalente brasileiro do "mirandês"!

    ResponderEliminar