segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Novo monumento vai permitir presença da imagem de São Francisco durante todo ano

O Bairro de São Francisco em Macedo de Cavaleiros conta agora com um novo monumento em homenagem ao Santo padroeiro.
Trata-se de uma capela, embora de pequenas dimensões, que vai, a partir de agora, permitir a presença da imagem de São Francisco que antes estava na igreja de Macedo de Cavaleiros.

A ideia partiu da comissão de festas que há uma ano para cá angaria fundos para a construção da capela, com várias atividades que contaram com a ajuda de todos, refere Elisabete Costa, da comissão de festas.

“Sim foi desde início a nossa ideia fazer um monumento dedicado ao São Francisco e fizemos um nicho religioso. Ficou muito bem, estamos muito orgulhosos com o resultado final. 

Fizemos várias atividades. Tínhamos o monumento para fazer, também queríamos fazer o arraial mas o monumento dedicou muito do nosso esforço e fizemos o magusto, baile de Natal, Passagem de Ano e vários eventos ao longo do ano. 

Aqui no bairro todos gostavam de ter um monumento para o nosso São Francisco, aqui nós somos muito bairristas e gostamos. Os moradores foram cooperativos até ao fim e o nosso objetivo foi cumprido e estamos felizes.”

Os moradores não escondem a felicidade por terem agora a imagem de São Francisco presente no bairro o que dizem que há muito era desejado por todos.

Estamos muito contentes, era algo que a gente não contava e realmente estes jovens  propuseram-se e fizeram.

É muito de louvar o trabalho deles sem grandes ajudas. 

Agora vamos poder rezar com o Santo presente todos os anos e todos os dias.

Ultimamente não tem deixado celebrar a Eucaristia aqui mas este ano deixaram. Acho que correu muito bem e deve continuar. Muito bem, muito bonito, parabéns aos mordomos, está tudo muito bem. Contribui como pude.
Eduardo Novo, Pácoro da Unidade Pastoral de Macedo de Cavaleiros, vê nesta nova capela um ato de fé e também uma forma de inspiração para todos.

“Indubitavelmente é uma manifestação pública da fé, esta construção do nicho manifesta a interioridade das pessoas, neste caso concreto os habitantes deste bairro e desta cidade. E esta construção manifesta, de facto, a beleza daquilo que cada um deles busca dentro de si, expressa naquilo que é o contributo numa manifestação da arte e simultaneamente é um pedido de inspiração e de vivência cristã neste aprofundamento da fé. É o exemplo de São Francisco de Assis. Ser também o compromisso que cada um ao passar por aqui sentir que se sente instrumento de paz. E ser esta manifestação de que vale a pena viver, de que vale a pena estar em Macedo de Cavaleiros, que vale também ser uma forma pública da nossa fé.”


A nova capela que recebe agora a imagem de São Francisco foi inaugurada e benzida ontem durante a eucaristia, inserida nas comemorações das festas do Bairro São Francisco em Macedo de Cavaleiros.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário