terça-feira, 26 de setembro de 2017

Pesca atrai participantes ao concelho de Macedo

A zona de Santa Combinha da Barragem do Azibo em Macedo de Cavaleiros, foi escolhida no passado sábado para receber, mais uma vez, o concurso de pesca das vindimas. Organizado pelo Clube de Caça e Pesca de Macedo de Cavaleiros este evento é já uma tradição e conta com mais de 10 anos.
Um projeto que dinamiza a cidade e traz cada vez mais participantes que têm o gosto pelo desporto da pesca aliado às vindimas.

António Oliveira, Presidente do Clube Caça e Pesca de Macedo de Cavaleiros conta-nos um pouco mais acerca das regras e objetivos da pescaria.

“Sim, este concurso é feito para os sócios e não sócios. No caso de hoje temos pescadores dos Ferroviários de Campanhã do Porto, de Parada de Baltar também temos muita gente, de Alijó, de Vila Real, Sabrosa, Mirandela, Bragança e os nossos sócios de Macedo. Portanto as pessoas que queiram participar neste concurso podem participar à vontade. Só o preço é que é diferente. Para os sócios é um preço, para os não sócios é outro; com almoço incluído. Hoje, é dos maiores concursos que temos feito aqui na nossa barragem, temos 55 inscritos, sócios temos 20 e o resto é tudo não sócios.”
Com a concentração no local marcada para as 8h30 da manhã, os pescadores sabem através de um sorteio o pesqueiro que lhes é atribuído. No final do dia existe prémio de maior valor para o pescador que conseguir pescar a maior quantidade. Depois de pesado, o peixe é lançado novamente à água.

João Ribeiro é pescador há cerca de 40 anos e refere alguns motivos para a variação da quantidade de peixe existente na zona.

“Eu acho que, não é só no Azibo, é em todo o lado, o peixe tem sido cada vez menos. Portanto isto das mudanças climáticas, poluição, estão em certa medida a por em causa a sobrevivência das espécies.”
Sócio do clube, António Lima, fala-nos da sua experiência como pescador e realça a importância do convívio nestes eventos.

“Já pesco há muito, o ano passado até fui eu que ganhei o interclubes. A pesca é um passatempo. O convívio é muito importante, o almoço, embora toda a gente goste de ganhar, é normal.”
O próximo evento do clube será um concurso de pesca desportiva do achigã e lúcio, dia 11 de novembro, também na Barragem do Azibo.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário