quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Transmontanos entre os vencedores do Orçamento Participativo Portugal

Dois projetos do distrito de Bragança estão entre os 38 vencedores do primeiro Orçamento Participativo Portugal. Tratam-se de iniciativas da área da cultura, nomeadamente "Contos e Lendas Transmontanas" proposto por Alex Rodrigues, de Pinela, concelho de Bragança, e  projecto da Filandorra – Teatro do Nordeste “O Teatro e as Serras”, que foi implementado em aldeias de Alfândega da Fé.
"Contos e Lendas Transmontanas" proposto por Alex Rodrigues, de Pinela, concelho de Bragança, propõe-se preservar as memórias, as tradições, as lendas  do património imaterial da região.Obteve 760 votos. 
O projecto da Filandorra – Teatro do Nordeste “O Teatro e as Serras” que leva as artes cénicas às populações da Serra de Bornes/Paradela, Alvão/Marão, Gerês e Montesinho também foi um dos vencedores do primeiro OPP – Orçamento Participativo de Portugal na área da Cultura/Região Norte, com 424 votos.
Uma vitória que os responsáveis pela companhia transmontana consideram "histórica" , uma vez que é uma forma de reconhecimento ao seu projeto de trinta anos  por parte da populações da região.
Com um investimento de 100 mil euros e um período de execução de dois anos, esta “almofada” financeira a atribuir à Companhia vai permitir “salvar a Filandorra”, dada a ausência de apoios da DGartes/Ministério da Cultura desde 2012, revelou uma fonte da Filandorra.

Glória Lopes
in:mdb.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário