quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Vários gerações juntas em convívio no Santuário de Santo Ambrósio

No domingo vários convivas de diferentes idades estiveram juntos para um dia de troca de saberes e diversão em grupo no Santuário de Santo Ambrósio, em Vale da Porca, Macedo de Cavaleiros.
O já tradicional Encontro de Gerações acontece há mais de trinta anos, juntando utentes de lares e centros de dia, entre outras associações do concelho.

Alfredo Castanheira Pinto, Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Macedo, uma das organizadoras do encontro, considera que estes atividades fazem falta para a boa disposição dos participantes porém, confessa, tem sido cada vez mais difícil juntar alguns utentes ao convívio.

“Fazem falta porque se encontram pessoas que não se viam há muitos anos, revivem-se passados, as pessoas ficam contentes ao encontrar gente com quem viveram na mocidade deles e depois deixaram de os ver. É uma festa para todos. O  nosso princípio foi sempre fazer com que eles acabassem por se conhecer, fazer amizades entre uns e outros e trabalharem juntos para o mesmo fim. Já começa a ser complicado as pessoas que vêm porque começam a ficar muito dependentes. Este frio constipa-os e depois sofrem muito.”
Duarte Moreno, autarca macedense, diz-se satisfeito com a adesão das pessoas e com a possibilidade de haver convivência entre as diferentes gerações do concelho.

“É verdade, temos aqui o nosso concelho todo representado com os centros de dia e é o convívio anual que se faz. Todos vieram, todos chegaram até aqui e todos estão contentes. Eu já dei a volta a todas as mesas e, de facto, as pessoas estão satisfeitas e já contam anualmente com este encontro porque convivem, vêem pessoas, revêem amigos,  falam, conversam e brincam. É isso que nos deixa também satisfeitos.”
Por lá os mais idosos não escondem a alegria de poderem passar um domingo diferente.

“Venho todos os anos e gosto porque acho isto muito bom, muito engraçado, convivemos, conversamos, passamos um dia diferente. É bonito. Relacionamos-nos até com pessoas que  nunca vimos. Se calhar até vou dançar.

Ainda hei-de cá voltar para o ano se for vivo, se Deus quiser. Quero estar amoroso com toda a gente, é isso que nós precisamos. Aqui todos são meus amigos. Já vim muitos anos,  gosto muito e espero muito vir cá mais vezes se Deus nosso senhor nos deixar.

Venho cá muitas vezes. Gosto de vir porque, como estamos um pouco solitários, ás vezes encontramos pessoas conhecidas, pessoas que há muito tempo não vemos. É gratificante.

Gosto de vir ver as pessoas, gosto de cantar, dançar, gosto de tudo. Eu não gosto de vir só aqui, gosto de ir a todas as festas. Mas aqui venho sempre quando têm encontros. E adoro dançar.

Já há muitos anos que cá viemos. Gostamos de vir cá, mas devia ser mais cedo, foi muito tarde. Eu aqui Trás-os-Montes conheço tudo.”
Quanto aos mais novos, o dia foi destinado a aprender com os mais experientes.

“Sim, estamos a gostar muito. Contam-nos muitas coisas, do tempo antigo e ensinam-nos  jogos e outras coisas.

O encontro tem muita animação, aprendemos as histórias delas e convivemos com elas.

Estou a gostar, é muito divertido, já venho há muitos anos.  Aprendo algumas coisas que elas sabem fazer e a dançar.”
Um dia onde a troca de conhecimento e a diversão foram palavras de ordem no Santuário de Santo Ambrósio.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário