segunda-feira, 16 de outubro de 2017

AJAM estreia peça “8 dias”

A Associação dos Jovens Artistas Macedenses (AJAM) apresentou “8 Dias”, a peça que marca o regresso do grupo de teatro amador aos palcos de encenação e que os vai levar ao Festival de Teatro da INATEL.
Uma trama que junta comédia, mistério e conversas com a morte, inspirada numa história original brasileira, que leva até ao público uma lição de moral, como explica Acácio Pradinhos, diretor artístico.

“Tem uma moral. Para aquelas pessoas que só pensam em trabalho e que se esquecem da família. No fundo é uma rábula que já o António Pires Cabral nas “Contas Nordestinas” explorou, do velhote que é visitado pela morte e depois tenta negociar com ela no sentido de ficar mais uns dias. A verdade é essa, nós às vezes esquecemos-nos que a vida é curta. Devemos valorizar quem efetivamente merece e esquecer o trabalho, a ambição de guardar dinheiro porque a morte diz à personagem que caixão não tem gaveta e é verdade, na hora menos pensada pode acontecer a qualquer um e aí não há volta a dar.”

A ante estreia aconteceu sexta-feira na sede da associação no Bairro São Francisco e foi a primeira a ser representada nas novas instalações e com a atual direção.

Um ensaio assistido, intimista, com apreciações do público que Ana Fernandes, presidente da AJAM e parte do elenco, diz ser gratificante para o grupo que muito se tem dedicado à peça.

“É muito bom e é muito gratificante podermos apresentar assim de uma forma um pouco mais intimista o espetáculo encenado e produzido pelo professor Acácio que está muito bem elaborado e escrito. Será sem dúvida uma excelente peça para apresentar quer no festival produzido pela INATEL quer em Macedo de Cavaleiros e nas suas freguesias e acho que todo o elenco está muito contente por ver nascer esta peça. Acho que estamos todos muito empenhados, todos nós trabalhamos, todos nós temos as nossas vidas e conseguimos arranjar sempre 1h ou 2h do nosso tempo para conseguir estar aqui a ensaiar e tentar levar a peça a bom cabo.”

Ana Fernandes que deixa saber algumas das próximas atividades da AJAM.

“Para já vamos continuar com esta peça. Temos a nossa nova sede ainda por acabar de arrumar e enfeitar. Depois passaremos para a nossa Gala de Natal que será dia 29 de Dezembro e esperamos que todos venham porque só com pessoas é que a AJAM cresce. Só com pessoas que gostam de artes, que gostam de teatro, que gostam da música, que gostam da dança, só assim é que podemos fazer com que a AJAM cresça e consiga dinamizar o nosso Concelho. 

Sim, é muito bom fazer parte desta família.”

A peça “8 dias” estreia durante o mês de novembro em Pombal de Ansiães, Carrazeda de Ansiães.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário