sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Para assinalar o Dia da Floresta Autóctone Bragança Planta o Clone do Freixo de Duarte d`Armas

Para assinalar o Dia da Floresta Autóctone, o presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias, plantou nos jardins da Câmara Municipal de Bragança (Forte São João de Deus), um dos 22 clones do célebre Freixo de Duarte de Armas, uma árvore com mais de 550 anos de idade que é um dos mais relevantes ícones da sua espécie em Portugal.
A 23 de novembro celebra-se o Dia da Floresta Autóctone, espécies originárias do nosso território, como carvalhos, sobreiros e castanheiros, que estão adaptadas ao clima e às características da região). 

O Freixo de Duarte de Armas foi representado por Duarte de Armas, em 1510, no Livro das Fortalezas, uma obra realizada a mando do rei D. Manuel I. A árvore surge representada nos desenhos deste autor e sobre ela, que viveu até hoje,tem sido desenvolvido um projeto que permitiu o diagnóstico da sua condição e desenvolver um conjunto de ações, visando a sua recuperação e manutenção sustentadas. 

Todo o conjunto de procedimentos culminou na melhoria da condição global desta árvore histórica e permitiu a propagação seminal e a criação de 22 clones. O primeiro clone foi plantado nos jardins do Palácio de Belém, no Dia da Árvore de 2017. No dia de ontem, o presidente da Câmara Municipal de Bragança, plantou mais um exemplar junto ao edifício da câmara municipal.


Para assinalar o Dia da Floresta Autóctone Bragança Planta o Clone do Freixo de Duarte d`Armas . Foto: Facebook CM de Bragança
“Este é um dia que celebra as espécies autóctones da região, como os carvalhos, os sobreiros ou os castanheiros. Plantamos, aqui, um exemplar de uma árvore icónica de Trás-os-Montes: o Freixo de Duarte de Armas”, explicou o Presidente da Câmara Municipal de Bragança, acrescentando que “foi desenvolvido um projeto em torno desta árvore centenária com vista à sua recuperação e manutenção”.

Sem comentários:

Enviar um comentário