sábado, 20 de janeiro de 2018

Bragança-Miranda: Formação dos agentes pastorais prossegue

A Unidade Pastoral de Santo António, em Macedo de Cavaleiros, vai promover uma formação de pastoral-litúrgica no próximo sábado, dia 3 de fevereiro, na comunidade de Arcas.
Acólitos, leitores, grupos corais, catequistas, ministros extraordinários da comunhão, zeladores de altares, floristas, sacristães, mordomias, agentes fúnebres, responsáveis pela limpeza, voluntários de hospitais e visitadores de doentes são os destinatários desta iniciativa gratuita. 

«Temos vindo a notar nesta Unidade Pastoral (e provavelmente em toda a Igreja Local) uma ausência crescente de carácter e de identidade na maioria dos baptizados. Há uma evidente falta do sentido sacramental e de uma gritante inoperância dos baptizados. Quase não se sente, não se vive e não se testemunha o dom da fé recebido no Baptismo. Perante esta conjuntura, queremos, nesta Unidade Pastoral, promover o sentido pastoral de “discípulo missionários” dos baptizandos e baptizados» salienta o Pároco, Pe. Manuel Ribeiro. 

Esta formação está sustentada no Plano Pastoral daquela Unidade que integra o arciprestado de Mirandela e «quer instruir, elucidar e comprometer os demais agentes pastorais nas dinâmicas evangelizadoras e missionárias, procurando dar maior amplitude espiritual, de modo que possa gerar mais consciência, mais seguimento, mais militância, mais testemunho» prossegue. 

Do programa destacam-se a conferência de abertura, pelo bispo da Diocese, e as escolas ministeriais que terão como formadores todos os presbíteros do arciprestado, bem como alguns leigos, consagrados e a equipa de cuidados continuados e paliativos da Unidade Local de Saúde do Nordeste, EPE. 

A participação é gratuita mas a inscrição é obrigatória . A formação é apoiada pelas instituições locais, pelos Secretariados diocesanos das Comunicações Sociais e Liturgia e Espiritualidade, Comissão diocesana de Arte Sacra e Bens Culturais, jornal Mensageiro de Bragança e Capelania da ULS Nordeste - Macedo de Cavaleiros.

Sem comentários:

Enviar um comentário