sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

CIM Terras de Trás-os-Montes disponibiliza instrumento financeiro para a reabilitação edifícios

Os nove municípios da CIM Terras de Trás-os-Montes vão agora ter um programa que vai disponibilizar empréstimos com condições mais favoráveis face às existentes no mercado para a reabilitação integral de edifícios, quer sejam de habitação ou de outras actividades. 
Este financiamento chama-se IFRRU- Instrumento Financeiro para a Reabilitação e Revitalização Urbanas e destina-se a pessoas singulares e empresas. Artur Nunes, presidente da Comunidade Intermunicipal, considera que este programa é importante quer para a revitalização e dinamização do território quer para a própria economia.

“É um conceito importantíssimo, porque os nossos concelhos onde as ARUs existem têm áreas degradas e com este instrumento do ponto de vista público ao nível dos municípios e do privado, há a possibilidade também de poder reabilitar os edifícios. É um bom instrumento financeiro para a reabilitação, o que cria uma atractividade maior para a visitação e instalação de pessoas no território”, esclareceu.

Este programa inclui soluções mais adequadas de eficiência energética e as candidaturas estão já a decorrer em todos os municípios da CIM.

“Queremos que o público possa ter uma informação mais personalizada em cada um dos concelho”, salientou.

Os munícipes da CIM Terras de Trás-os-Montes podem agora candidatar-se a este programa que visa apoiar na reabilitação e conservação de edifícios dentro das áreas de reabilitação urbana do programa Portugal 2020. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário