quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Farmácias Brigantinas preparadas para plano de vacinação contra a gripe de última hora

Está a decorrer o plano de vacinação de urgência contra a gripe em todo o país. No distrito de Bragança 32 farmácias estão preparadas para responder às necessidades. No entanto a procura desta vacina tem sido pouca nas farmácias que a Rádio Brigantia visitou.
Apesar do pico do surto da gripe se fazer sentir e os doentes estarem a recorrer às urgências, não se estão a vacinar contra a gripe. Na Farmácia Bem Saúde, situada na Avenida Sá Carneiro, a directora Técnica, Eugénia Baptista afirma que "não está a ter uma procura adicional para a procura da vacina, porque a maioria dos nossos utentes vacina-se no Outono. Na farmácia Mariano, também na cidade de Bragança, a realidade é a mesma, destaca, Ana Pereira, farmacêutica "agora em Janeiro, tivemos meia dúzia de casos, uma minoria. A maior parte das pessoas vacinaram-se durante o período normal de vacinação".

Uma procura nada emergente da vacina, apesar de o registo de procura de medicamentos utilizados no combate a esta doença ser bastante elevado, como antigripais, imunoestimulantes e xaropes para a tosse. Eugénia Baptista refere "há um aumento de casos gripais e as pessoas estão a dirigir-se à farmácia doentes com gripe". O mesmo acontece na outra farmácia visitada, que de acordo, com a farmacêutica Ana Pereira "agora em janeiro, temos tido bastantes casos, têm vindo utentes que vieram das urgências, foi diagnosticado este vírus mas muito deles não tinham sido vacinados".

Na cidade de Bragança estão em funcionamento 8 farmácias onde é possível tomar esta vacina cujo preço é de cerca 4 euros. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário