terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Inaugurada a sala Multissensorial Snoezelen

O espaço recém inaugurado é o 1º aberto a toda a comunidade e de acordo com os dirigentes da cooperativa de solidariedade social é "uma ferramenta poderosíssima" que vai auxiliar os brigantinos.
Foi inaugurada na passada sexta feira, dia 19 de Janeiro, na cidade de Bragança, a sala Multissensorial snoezelen da Cooperativa Humanum Est. Esta valência está disponível a toda a comunidade brigantina e vai ajudar os utentes, no âmbito da psicologia clínica e de saúde mental.Uma sala Snoezelen é um local com luz, sons, cores, texturas e aromas, onde os objectos coloridos estão à disposição para serem tocados de forma a estimular os sentidos dando sensação de prazer. 

Este espaço, recém inaugurado, vai permitir uma estimulação cognitiva e de relaxamento a todos os utentes. A sala Multissensorial Snoezelen poderá ser frequentada por toda a comunidade, desde crianças a adultos ou até mesmo idosos que necessitem desta terapia. "Esta instituição não tem muros!", defende a directora Técnica, Ana Denise Morais. "Somos inclusivos e pretendemos receber todos através da consulta e auxiliar o máximo que podemos nesta área".

A Fundação PT foi o patrocinador do projecto, no valor de 21mil euros em equipamento. Na inauguração esteve presente a directora desta instituição, Graça Rebocho que se disse bastante satisfeita com o resultado final do espaço, uma vez que está "bem estruturado, desenhado e apelativo". Explicou que existem várias razões para apoiar este tipo de projectos. Uma é porque se insere numa das áreas prioritárias na linha intervenção daquela instituição, que diz respeito à saúde e bem-estar das populações. Outra das razões destacadas é por considerarem que a“Humanum Est presta um trabalho diferenciador e meritório junto da população". Também acrescentou que é um projecto no interior, tem de ser apoiado porque aqui não existem tantos meios e condições de apoiar esta população.
A cerimónia também foi pautada pela presença do presidente da câmara da cidade, Hernâni Dias que destaca que este equipamento será uma mais valia para toda a comunidade.
A cooperativa de solidariedade social, Humanum Est foi criada em Maio de 2015 e conta neste momento com a participação de 50 utentes que recorrem a esta instituição para a resolução de problemas ligados à psicologia clínica e de saúde mental. 

Escrito por: Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário