segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Verba de 270 mil euros para retirada de lixo do Cachão

Agora sim, já é oficial. O Ministro do Ambiente emitiu um despacho, a semana passada, onde estão consignadas as intervenções, e as respetivas dotações orçamentais, que serão apoiadas pelo Fundo Ambiental.
Entre elas está uma verba de 270 mil euros para a operação de retirada das cerca de 40 mil toneladas de resíduos queimados do complexo agro-industrial do Cachão, resultantes dos incêndios registados, em Fevereiro de 2016, e em Setembro de 2013, em três edifícios que armazenavam plástico prensado e outros materiais.

Para a presidente do Município de Mirandela, esta é a garantia de que vai ser possível cumprir uma das promessas eleitorais e que é o primeiro passo para que seja possível a requalificação ambiental de todo o complexo.

“Foi publicado o Despacho do Gabinete do Ministro do Ambiente que contempla no Fundo Ambiental uma verba de 270 mil euros da remoção dos resíduos perigosos remanescentes do Complexo Agro-Industrial do Cachão na sequência dos incêndios ocorridos. 

Permite à Agro-Industrial do Nordeste fazer a reabilitação tal como é o nosso compromisso em conjunto com o Município de Vila Flor a reabilitação do Parque Industrial, uma vez que só é possível reabilitá-lo depois da saída e da remoção do depósito de lixo.”

Júlia Rodrigues entende que esta é uma boa notícia, sobretudo para os habitantes do Cachão que convivem há vários anos com este problema ambiental.

“Uma boa novidade porque de facto nós sabemos que se convive há anos com esta situação ambiental, fruto dos dois incêndios ocorridos e portanto é uma forma de conseguirmos, por um lado, uma saúde ambiental diferente e por outro lado arrancar com a necessária revitalização do complexo.”

Agora a AIN terá de estabelecer um protocolo com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte para apresentar uma nova candidatura ao fundo ambiental e a autarca mirandelense acredita que a operação de retirada dos resíduos deve começar ainda antes do final do primeiro trimestre.

INFORMAÇÃO CIR (Terra Quente FM)

Sem comentários:

Enviar um comentário