segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Centro Interpretativo do Vale do Tua vai ser inaugurado na próxima quarta-feira

O Centro Interpretativo do Vale do Tua (CIVT) vai ser inaugurada na próxima quarta-feira, dia 21 de fevereiro. O equipamento cultural que resultou como uma contrapartida devido à construção da barragem de Foz-Tua, abre as portas à comunidade e vai ter entradas gratuitas de 22 a 25 de fevereiro.
Dois antigos armazéns ferroviários que integravam a estação de caminho-de-ferro do Tua foram reconvertidos num espaço de interpretação que tem como objetivo dar a fruir a recordação daquilo que foi o antigo vale antes da construção da barragem. Como tal, a temática central deste espaço será o Vale do Tua, quer na sua dimensão natural, quer na sua dimensão humana. 

O projeto visa criar “ uma cápsula temporal”que leva o visitante a milhares de anos atrás, desde a dimensão geológica e natural do vale até ao processo histórico que explica a longa diacronia do seu povoamento. 

O caminho-de-ferro é um dos temas presentes, e particularmente a antiga “Linha do Tua”, sendo a ideia central “levar o visitante a recordar o caminho-de-ferro e compreender a realidade local, podendo envolver-se com o sentimento dos habitantes pela perda do acesso ao comboio. A ligação entre a via-férrea e os residentes do Douro e Trás-os-Montes é o momento que se celebra”, lê-se num texto que noticia a inauguração da estrutura e que foi publicado no site da Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Tua (ADRVT), que é a entidade que coordenou o processo de construção deste equipamento. 

Ainda segundo a mesma fonte, “este projeto, no seu conjunto, representa um investimento superior a dois milhões de euros e resulta das medidas de compensação da EDP para o território, decorrente da construção do Aproveitamento Hidroelétrico de Foz Tua”.

Os promotores descrevem o CIVT como “um espaço de excelência para a preservação da memória do Vale do Tua, consagrando a Linha Ferroviária do Tua e promovendo a história deste território, a sua importância económica, social e cultural”.

O CIVT é uma estrutura comum aos concelhos de Alijó, Carrazeda de Ansiães, Murça, Vila Flor e Mirandela, mas vai ficar a ser gerido pela Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães, devido ao facto deste concelho integrar a freguesia onde o equipamento foi construído e também por possuir uma experiência técnica reconhecida a nível da museologia, um reconhecimento que resulta da experiência adquirida com os projetos de musealização que nos últimos anos o município de Carrazeda de Ansiães tem implementado por todo o seu território.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário