quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Falta de alimento para as raças autóctones está a tornar a produção insustentável

Há falta de alimentos para os animais por causa da seca e os produtores estão a usar as últimas reservas ou em alguns casos estão a vender os animais. A informação foi avançada pelas Associações Nacional de Produtores Ovinos da Raça Mirandesa e Criadores de bovinos da raça mirandesa.
Está a verificar-se escassez de alimento para os animais bovinos e ovinos no distrito de Bragança, facto decorrente da seca que se faz sentir.

 “Nestes dois últimos anos reduziu-se cerca de 20 % a produção de raça churra mirandesa”, refere Tiago Gama, presidente da direcção da Associação Nacional de Produtores Ovinos da Raça Mirandesa, que acrescenta que a “situação está a ficar insustentável”.

“Não existe alimento para os animais, é uma situação que nunca tinha acontecido, com a escassez de chuva, desde de Setembro e Outubro que foi necessário dar alimento aos animais à mão, facto que não é normal para aquela altura do ano”, acrescentou ainda.

O presidente da Direcção de Associação de Criadores de Bovinos da Raça Mirandesa, João Choupina, informou que a situação está a ser “complicada, a escassez já não é nova, e os produtores estão a aproveitar as reservas do ano passado”.

O Secretário de Estado da Agricultura, Luís Vieira disse que existem várias formas actuais de apoiar os agricultores

Uma delas prende-se com o facto de existir uma linha de crédito de apoio aos agricultores, outra medida está relacionada com o facto de os agricultores podem ser apoiados na criação. Regadio de reservas de água, através de candidaturas e que se for necessário o gabinete de crise do Ministério vai auxiliar os produtores com um aviso específico neste sentido.

Também os militantes do CDS-PP estão preocupados com esta temática e por isso enviaram duas questões ao Ministro da Agricultura como explica a deputada na Assembleia do CDS-PP Ilda Araújo Novo.

“Estamos preocupados com as notícias que nos chegaram através da comunicação social e também das declarações da Associação de Criadores de Bovinos de Raça Mirandesa e da Associação Nacional de Produtores de Ovinos de Raça Churra Mirandesa. A situação descrita por estas duas associações fez com que nós reforçássemos junto da tutela uma chamada de atenção”, explica a deputada da Assembleia da República do CDS-PP, Ilda Araújo Novo.

Os deputados do CDS PP questionam o governo no sentido  se vai ser adoptada a ajuda para a alimentação animal através de uma subvenção a fundo perdido, como tinha sido proposto em reunião plenária a 21 de Dezembro do ano passado.

Um problema que pode afectar até a própria existência das raças, uma vez que neste momento, no caso da produção da raça churra mirandesa, já há uma diminuição de 20 %. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário