terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

História secular dos Caretos de Podence para conhecer em Macedo de Cavaleiros

“Carnaval de Podence – Tradição que se Perde no Tempo” é o nome da exposição que celebra o 1º ano da inscrição dos Carnaval de Podence no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial de Portugal e que pode ser visitada desde domingo no Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros.
Uma compilação dos primeiros filmes, fotografias, registos das primeiras viagens do grupo, as passagens mais marcantes do Entrudo Chocalheiro nas últimas décadas e, até, uma explicação de como se fazem os fatos de Careto, são só alguns dos momentos evidenciados no trabalho de recolha de Patrícia Cordeiro, responsável pela inscrição da tradição no Inventário Nacional e autora da exposição.

Uma forma de valorizar não só a tradição, mas todo o património a ela envolvente, considera.

“Nós começamos este trabalho em 2014, portanto, há já quatro anos, e vamos continuar a tentar valorizar ainda mais esta festa, porque com isso valorizamos outro património do nosso conselho, como o gastronómico, o que está associado ao ciclo da lã e que vamos explorar em seguida com o recuperar da tecelagem das mantas típicas com que se faziam os fatos de caretos e que desapareceram completamente.

Com isto valoriza-se também o chocalho que é já Património Material da Humanidade, ou seja, destaca-se uma serie de património associado, e que é importante.”

Uma exposição concebida para levar a cultura dos Caretos a outros pontos da região.

“Ideia é que esta exposição seja itinerante e que possa contar a historia do Carnaval.

Temos alguns contactos aqui de concelhos da região que têm interesse em recebê-la e depois vamos ver que percurso é que ela segue ao longo do ano, estamos ainda a receber convites.”

Este trabalho expositivo é uma das componentes do projeto “Valorizar”, da Turismo Porto e Norte,

que visa elevar as culturas das zonas do interior do país com baixa densidade.

Uma parceria que António Carneiro, Presidente da Associação Grupo dos Caretos de Podence, espera que venha a trazer mais-valias à logística que envolve a tradição.

“É mais uma prova do protagonismo que os caretos de Podence têm, a nível do Nordeste Transmontano. Apesar de haverem outros caretos, os de Podence têm sido a alavanca das outras festividades que ocorrem no Nordeste Transmontano.

É uma parceria entre a DESTEQUE, a Casa do Careto e o Município de Macedo de Cavaleiros que candidataram a tradição ao projeto Valorizar, o que é também um incentivo que, depois de materializado, penso que vai fazer com que os Caretos de Podence venham a dar um salto qualitativo, e esperamos que em 2019 esse projeto esteja já em fase final, ou até concluído.

De entre as mais-valias que podem vir com este projeto, destaque para a Casa do Artesão com valorização do conteúdo, para o espaço Museológico da Casa do Careto, e ainda algumas questões logísticas, desde as casas de banho que são necessárias em Podence para servirem as pessoas que recebemos todos os anos.”

Para Elsa Escobar, Vereadora da Cultura do Município, este trabalho expositivo faz a ponte entre o Carnaval e a candidatura dos Caretos de Podence a Património da Humanidade, que está agora a ser redefinida segundo os critérios exigidos pela UNESCO.

“Temos que rever alguns aspetos, por exemplo, o facto de eles referirem que a tradição não é suficientemente integradora, embora hajam outros casos aprovados na mesma situação, como é o caso do Carnaval do Rio de Janeiro que faz referência aquela cidade e não ao Brasil inteiro.

Referem ainda o facto de considerarem não ser suficientemente integradora em termos de igualdade de género, mas nós vemos que, nesse sentido, houve uma evolução e há já muitas mulheres e raparigas a vestirem-se de Careto, e, com tal, vamos ter de ressalvar esse aspeto. 

Vamos ver o que conseguimos fazer.”

A exposição está patente em Macedo de Cavaleiros até dia 23 de março e depois segue a contar a história do Carnaval de Podence para outros municípios.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário