quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Serra de Bornes vai ter videovigilância para prevenir incêndios

A Serras de Bornes, Figueira (Mogadouro) e Nogueira vão ter um sistema de vídeovigilância para controlo e prevenção dos incêndios florestais.
Vão ser instaladas câmaras de 360º, que ligadas ao Comando Distrital de Operações de Socorro de Bragança e ao Comando Distrital da GNR, permitem o acesso remoto às imagens capturadas pelos dispositivos.

A decisão saiu da última reunião da CIM Terras de Trás-os-Montes a semana passada em Bragança, e na qual foi aprovada a abertura de um concurso público para instalação do sistema.

Para já, são só estas as três as serras contempladas, mas espera-se que, no futuro, a videovigilância seja alargada a outras áreas, avança Artur Nunes, presidente da CIM Terras de Trás-os-Montes.

“Na área da prevenção vamos incorporar três câmaras de videovigilância, câmaras de 360 graus que nos permitem depois fazer algum controlo efetivo sobre as áreas. Para já são apenas três e, por isso, gostaríamos depois de depois ir mais longe nesta matéria, uma vez que a área da CIM é bastante abrangente.

As câmaras vão permitir uma prevenção e detenção e, por isso, nesta colaboração também entra a GNR e o CDOS de Bragança. No fundo, este controlo vai ser feito por eles e nós vamos disponibilizar os meios para que haja esta otimização de recurso, de prevenção e de apoio à decisão nesta matéria de prevenção de incêndios.”

Uma medida que o Município de Macedo de Cavaleiros vê com bons olhos e espera que ajude também na prevenção de outros territórios, como refere Pedro Mascarenhas, vice-presidente da Câmara e responsável pelo pelouro da Proteção Civil.

“Vemos com muita satisfação porque tudo o que sejam medidas para prevenção de incêndios e combate, são medidas bem-vindas e todas vêm trazem um bom contributo para que não arda mais floresta, não só no nosso concelho como nos outros pois esta câmara no sítio onde vai ficar colocada vai conseguir fazer a vigilância não só para o concelho de Macedo como também para concelhos vizinhos.” 

Além desta, há mais medidas que estão a ser trabalhadas no concelho para defesa da floresta contra incêndios.

“Há outras medidas.

Há bem pouco tempo esteve cá o sr. Secretário de Estado da Proteção Civil que nos garantiu que iríamos ter uma EIP, Equipa de Intervenção Permanente, nos bombeiros, o que é uma ajuda. Nós iremos candidatar também uma equipa de sapadores florestais que irão fazer limpeza de matos e também ajudar no combate a incêndios. A Câmara está já a tratar de fazer concursos para limpeza de caminhos, bermas de estrada e, tal como a lei determina, estamos a fazer a divulgação da obrigação de limpeza de matos em redor de casas isoladas e aldeias, estamos a trabalhar em todas as frentes. Trabalhamos sempre com os bombeiros na ajuda monetária e com todos os meios que também temos e pomos ao dispor deles.”

O município de Macedo estima que a Equipa de Prevenção Permanente esteja constituída a tempo do próximo verão.

No caso da Serra de Bornes e Figueira as câmaras vão ser instaladas nos Postos de Vigia pertencentes à Rede Nacional de Postos de Vigia.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário