sexta-feira, 16 de março de 2018

Agricultores queixam-se de prejuízos devido a campos inundados na Foz do Sabor

Alguns produtores de hortícolas na Foz do Sabor, concelho de Torre de Moncorvo, queixam-se de que os campos ficaram alagados devido às descargas realizadas pela barragem do Baixo Sabor.
Catarina Martins, jovem agricultora, conta que 5 hectares de campos ficaram inundados e que a água está acima da quota de leito de cheias permitida à EDP. “Estamos com 5 hectares submersos, infelizmente a EDP volta a causar mais uma vez prejuízos avultados aos agricultores da zona. Ninguém faz nada, é lamentável. A EDP tem uma quota estipulada e ainda ontem à tarde estava a um metro da mete estipulada”, referiu.

Catarina Martins conta que começaram a ser realizadas descargas desde a manhã de quinta-feira e entende que perante as previsões de chuvas a EDP deveria ter feito uma gestão diferente das descargas. “Apercebi-me por volta das 10 da manhã de quinta-feira que a água começou a subir com mais velocidade. O meu pai foi contactado pelo comandante dos bombeiros de Torre de Moncorvo para salvaguardar alguns bens. Em vez de fazerem a retenção de água desde sábado podiam-no ter descarregado e hoje sim faziam a puxada da água para jusante”, destacou.

A produtora explica que a família já enfrentou esta situação em anos anteriores e que ainda nunca recebeu compensações da EDP.

Em resposta por escrito à Brigantia, a EDP esclareceu que "a zona da foz do Baixo Sabor corresponde a zona inundável, mesmo que só com contributos do Douro" e que "face ao período seco que se sentiu em Portugal, a EDP tem procurado maximizar a retenção de afluências nas suas albufeiras". Ainda segundo a empresa, "no caso particular do Douro, essa capacidade é muito reduzida, obrigando a EDP, em consequência das fortes chuvas dos últimos dias, e em estreita coordenação permanente com as autoridades, a descarregar alguns caudais no Douro, de acordo com os procedimentos previstos para gestão das albufeiras nestas condições".

A EDP esclarece ainda que "no rio Sabor, foi possível tirar partido da capacidade de armazenamento, minimizando as respectivas descargas". 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário