segunda-feira, 12 de março de 2018

Almirante Sarmento Rodrigues foi homenageado em Bragança

O auditório Paulo Quintela foi o palco para a homenagem ao Almirante Sarmento Rodrigues que recebeu Adriano Moreira como orador convidado. Uma homenagem a um dos transmontanos mais importantes do século passado.
Ontem, em Bragança, foi homenageado o Almirante Sarmento Rodrigues e o orador convidado foi Adriano Moreira, de 95 anos que acompanhou de perto a vida do Almirante e por isso é sempre o convidado de honra para palestras sobre a vida deste português transmontano. Uma das personalidades mais ilustres do século passado.

“Sempre que há um evento Sarmento Rodrigues eu sou convidado. Aprendi tanto com ele, sendo seu subordinado dele no Ministério,  mas fui eu que o nomeei Ministro do Ultramar”, disse Adriano Moreira.

No final do seu discurso criticou não ter sido feita justiça.

“Não lhe foi prestada justiça final porque ele devia ter sido Chefe Maior da Armada e isso foi-lhe injustamente recusado, por intervenções de ordem política. Mas mesmo assim, não se consegue apagar o que ele representa para a história política do século passado”, disse Adriano Moreira.

A filha do Almirante Sarmento Rodrigues, Ana Maria Cavaleiro de Ferreira esteve presente na iniciativa, bastante emocionada recebeu o discurso de Adriano Moreira e caracterizou esta homenagem como justa.

“Foi uma homenagem justíssima e muito agradável para mim, porque ouvi o professor Adriano Moreira que conheço desde os 15 anos e ele foi um grande companheiro do meu pai durante muito tempo, e tenho por ele uma admiração muito grande, assim como ao meu pai” disse emocionada Ana Maria Cavaleiro de Ferreira.

Almirante Sarmento Rodrigues nasceu em 1899, é natural de Freixo de Espada à Cinta e faleceu em 1979 em Lisboa. Foi um dos dez membros iniciais da Academia de Marinha e foi o primeiro presidente. Foi Nomeado governador da Guiné em 1945 a 1949 e ministro do ultramar a partir de 1951, no Governo de António de Oliveira Salazar. Entre 1961 e 1964 foi governador-geral de Moçambique. Almirante Sarmento Rodrigues foi um dos transmontanos mais importantes do século passado.

Escrito: Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário