segunda-feira, 12 de março de 2018

FREIXEDA - Freguesias do Concelho de Mirandela

FREIXEDA é uma freguesia situada já na fronteira com o concelho de Vila Flor, para os lados da Trindade. Dista cerca de 15 km da cidade a que pertence, para Sudeste. O seu termo faz fronteira com as povoações de Caravelas, Macedinho, Vale da Sancha, Frechas, S. Salvador e Vila Verde, além da Trindade já referida. A abrigar a freguesia dos ventos invernosos há os Cabeços do Covo, Vale de Mouro e Alto da Espadana. O seu povoamento remonta à época mourisca e romana. Em Vale de Mouros há ruínas de fortificações, e em Figueiro restos de minas exploradas pelos romanos, donde extraiam prata. Em 1706 as Minas do Cabeço de Figueiro ainda eram exploradas. Mais recentemente foram objecto de prospecções. Lá estão os amontoados das terras extraídas do subsolo, como casarões e armazéns abandonados. Sob o ponto de vista religioso era Curato anual do Reitor de Mirandela, Cabeça de Comenda da Ordem de Cristo, sendo comendadores os senhores da Casa do Alvor. O orago é Santo André.
A 19 de Julho de 1901 passou a ter Escola Primária.
Na década de 60 do século XX havia ali 2 mercearias, 1 minas de arsénio, ouro e prata, 1
professora e 6 proprietários. Em 1950 a Freixeda tinha 372 habitantes e em 1991 eram 152. No censo de 2001 foram registadas 116 pessoas, das quais 59 eram do sexo masculino. A grande maioria destas gentes dedicam se à agricultura, com produções de vinho, batata, trigo, castanha, azeite e amêndoa com certa abundância. Em termos pecuários há vacas, ovelhas e cabras. De resto, a vida económica tem menos significado, com 1 supermercado, 1 café, 2 lagares de azeite, 1 caldeireiro. Os teares já estão parados há muitos anos. Muitas das casas estão em ruínas, e as novas construções aproximam se da estrada que vai de Mirandela para a Trindade, para os lados da Capela de S. Sebastião. Porém, a rua mais tradicional é a Rua Central onde se situa o Largo da Bebereira junto ao Lavadouro. É neste local e junto do café da estrada, nos domingos e dias santos, que se reúnem e convivem os Freixedenses. Era naquele largo que se jogava ao ferro e ao fito. Pontos de interesse em estudo e observação, há a Igreja matriz com pináculos laterais e frontais, e um altar-mor encantador de talha dourada bem conservada. Como se situa no começo da encosta do Souto, tem dois escadarios em granito também, que dão acesso ao adro.
Tem uma figura muito típica, que afirmam ser a Freixeda. É uma Cara/face esculpida em pedra, que se encontra na parede de um quintal ao descer a Rua das Fraguinhas. Casas de lavradores abastados, 2 moinhos de água que não funcionam no Ribeiro dos Capelinhos, o Ribeiro do Povo que passa ao fundo da povoação, a Fonte do Pontão, a Casa do Povo e a Escola, são pontos de referência obrigatória.

In III volume do Dicionário dos mais ilustres Trasmontanos e Alto Durienses, coordenado por Barroso da Fonte.

Sem comentários:

Enviar um comentário