quinta-feira, 15 de março de 2018

MARMELOS - Freguesias do Concelho de Mirandela

S. Pedro de Vale do Conde
MARMELOS é o nome de uma povoação Sede de uma freguesia que pertence ao concelho de Mirandela. Situa se para Sudoeste, na margem direita do rio Tua, encaixada na Serra do Cubo que tem cerca de 550 metros de altitude.
O povoamento de Marmelos é muito antigo e, nos dias de hoje há indicações do seu nome desde os tempos da Fundação da Nacionalidade, pelo menos. Contudo, as Mamoas da Pedreira ou Vestígios pré históricos no Vale da Arca ou Arcanha, vêm confirmar nos que ali o homem terá vivido há alguns milhares de anos, por isso anterior à Formação de Portugal.
Em 1758 ainda não tinha feira. Mas em 1796 havia já sido instituída, e realizava se uma, embora pequena, a 25 de Agosto. Já no século XX fazia se uma pequena feira anual no dia de S. Gens, seu orago, 4 de Fevereiro. A festa de 25 de Agosto, é uma tradição antiga, mas só a fazem alguns anos. E já há muito tempo que não é feita. Mas todos os anos, nessa data, pelo menos juntam se sempre os habitantes da aldeia, têm a sua missa, e depois, no Terreiro ou junto aos pontões conversam, bebem uns copos, comem um naco de presunto ou salpicão, mesmo sem música nem foguetes. Há referências de que havia 10 fontes no seu termo, e uma era medieval. Curiosamente, o Padre Carvalho indica a existência de uma fonte com características curativas. Era o 1.° que nela se banhasse no domingo, de manhã, antes da missa, que iria usufruir desse "milagre". Os enfermos deviam deixar no local as suas vestimentas. Hoje têm a Fonte de Mergulho do Prado, donde vem a água canalizada para o povo, e para os dois fontanários que estão junto aos pontões. Estes, atravessam o ribeiro que passa entre o aglomerado maior para norte, e o menor e mais antigo para sul, no monte defronte do outro, e onde está a Igreja. Conforme a situação, assim lhes chamam Pontão de Cima ou Pontão de Baixo.
Pertenceu ao concelho de Lamas de Orelhão até 31 12 1853, data em que passou para o de Mirandela. Tem anexa o lugar de S. Pedro de Vale do Conde. Foi terra da Comenda de Malta, por isso com privilégios de Vigararia.
Em 1950 tinha 605 habitantes, e por volta de 1960 havia ali um ferrador, 6 lavradores/agricultores destacados, 2 mercearias e 1 professora. Só que em 1991 só tinha 257 residentes na freguesia. No censo de 2001 eram 203 pessoas, sendo 92 homens e 111 mulheres. É agricultura quase a única actividade local, usando muares, carroças e utensílios tradicionais.
Têm um apicultor, um viveirista de oliveiras, um pastor de ovelhas, 6 fornos de cozer o pão mas todos particulares. Para se chegar lá, tem que se deixar a estrada que vai para Vale Verde e Vilarinho das Azenhas, e andar 1,5 km. São cerca de 16 quilómetros até Mirandela, numa volta que passa por S. Pedro de Vale do Conde e campo da aviação. No entanto, os seus habitantes podiam chegar mais depressa a Mirandela e ficarem apenas a 6 km! Era só abrirem uma estrada em direcção ao rio Tua, por um caminho já existente, pelo Choupim, e pela Ribeira de Bronceda, Estanca Rios, e estavam na sede de Concelho. De facto, a povoação de Marmelos é uma aldeia parada no tempo, com pouco desenvolvimento e nenhumas perspectivas de melhor futuro e numa fase de desertificação preocupante. Em contraste com a sua anexa, S. Pedro de Vale do Conde, que, dado ficar numa estrada de passagem e numa zona planáltica, mais próxima de Mirandela, não tem tido tanto abandono. É no Largo do Terreiro, que de largo pouco tem, que se juntam os locais, principalmente no verão, para passarem o seu tempo de descanso e convívio, fora das horas de trabalho. Não há transportes públicos, nem táxi sequer.
Só em S. Pedro, ou às vezes, a carrinha de Barcel passa por lá. Havia uma azenha no rio, abaixo do Choupim, que pertencia a Marmelos. Mas, na sua área há ainda um pombal em ruínas, no cimo da povoação, uma casa rural rica feita de xisto, qual tipo convento com claustro a que um largo portão dá acesso a partir da rua. Era da família Pessanha. Era tradição, aqueles que estavam sobre a alçada da justiça, correrem até àquela casa, agarrarem se a umas argolas de ferro que tinha na parede para ficarem livres, não lhes podendo fazer mal algum. Atrás deste enorme casarão, fica a Igreja, semi escondida. É baixa e horizontal, e tem um adro cujo acesso se faz por umas escadas de cantaria, entre a Casa Paroquial abandonada e em decadência, e outras habitações também em xisto.
S. Pedro do Vale do Conde é anexa de Marmelos e ali funciona a sede de Junta de Freguesia.
Fica à margem da estrada Barcel/Mirandela, e mais perto desta cidade, a cerca de 11 quilómetros. Esta aldeia tem a Capela da Sr.ª da Conceição que era da Casa dos Viscondes, o cemitério à passagem da estrada, e bonitas casas típicas. No alto da povoação está a Capela de Santa Catarina, onde costumam fazer a festa, e a do meio do povo é a Capela de S. Pedro.
Tem um palacete com espaço ajardinado e anexos onde vestígios do passado, nomeadamente pertencentes ao Solar dos Pessanhas de Marmelos (como a pedra com a quadra que estabelece a ligação daquela família com Trindade Coelho) dão mesmo a impressão de se estar num Museu vivo de Casa Nobre transmontana.

In III volume do Dicionário dos mais ilustres Trasmontanos e Alto Durienses, coordenado por Barroso da Fonte.

3 comentários:

  1. Quantas igrejas católicas ou capelas existiam em marmelos por volta de 1793?

    ResponderEliminar
  2. puxa fico ate emocionado de ler. Meu 4º avô direto por parte de pai é nascido ai e o pai dele de Barcel

    ResponderEliminar