segunda-feira, 16 de abril de 2018

Alunos promovem saúde em Macedo de Cavaleiros

O Agrupamento de Escolas de Macedo de Cavaleiros tem estado a promover a iniciativa “Semana da Escola Saudável”, levada a cabo por alunos dos cursos profissionais de Técnicos de Restauração e Auxiliares de Saúde. Demonstração de técnicas de suporte básico de vida, medição da tensão arterial ou do colesterol, foram algumas das atividades que os aspirantes a auxiliares de saúde puseram ao dispor de toda a comunidade.
“Neste parte ensinamos a abordar uma vítima inconsciente, por exemplo, uma pessoa caída em uma passeio, de forma a lhe salvar a vida.

Aqui vemos também a relação entre o peso e a altura, e, por ai, determinamos algumas doenças que as pessoas podem vir a ter relacionadas com o peso. Medimos a tensão arterial, aconselhamos hábitos alimentares e falamos do sedentarismo, para tentar assim ajudar as pessoas.

(…)”

Helena Mofreita, enfermeira e formadora dos cursos profissionais de saúde, explica o propósito da iniciativa.

“Esta iniciativa surgiu de forma a comemorar o Dia Internacional da Saúde, embora este ano não o tenhamos feito na data exata por ter coincidido com as férias.

Os alunos estão a gostar muito, tanto os do curso que estão a realizar as atividades como os restantes. Têm participado e mostrado bastante interessados.”



Maria Lopes e Maria João Falcão, professoras do curso de restauração, explicam que, relativamente à alimentação saudável ainda existem alguns tabus, mas no âmbito escolar, a componente prática envolve os alunos de uma maneira diferente.

“Os alunos gostam de participar assim como de mostrar aos outros o que sabem fazer.

Os que vêm de fora têm alguma relutância para com estes alimentos porque não são produtos doces, mas noto também que nos últimos anos têm vindo a adquirir hábitos mais saudáveis.

Esta é uma prática fundamental. Estar na cozinha a preparar iguarias,  prová-las e concluir qual a melhor forma de realçar o sabor acaba por ser muito interessante.”

A iniciativa “Semana da Escola Saudável” termina esta segunda-feira com um workshop sobre os benefícios do azeite, e saúde e segurança alimentar, na escola secundária em Macedo de Cavaleiros.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário