terça-feira, 17 de abril de 2018

Perto de 600 participantes aguardados na "Corrida das Cantarinhas" de Bragança

O primeiro domingo de maio será dia do atletismo, em Bragança, com perto de 600 participantes aguardados em mais uma edição da "Corrida das Cantarinhas", um evento associado à feira de referência da cidade, divulgaram hoje os promotores.
A tradicional Feira das Cantarinhas decorre, este ano, no primeiro fim de semana de maio, e há algum tempo que tem associada um aprova de atletismo, que começou como a "Milha das Cantarinhas", e desde há três anos ganhou o estatuto de corrida, promovido pela Câmara e pele Ginásio Clube de Bragança.

A corrida resultou de um projeto vencedor do Orçamento Participativo e tem vindo a ganhar adeptos, estimando-se que sejam 400 os atletas a participar na principal prova de 10 quilómetros, e o número chegue aos 600, contando com os destinatários de percursos mais curtos para os mais novos e uma caminhada de cinco quilómetros.

Os números foram avançados hoje pelo presidente do Ginásio Clube de Bragança, Carlos Fernandes, na apresentação do evento que tem como propósitos "a promoção do atletismo e tentar captar mais atletas e estimular a que haja mais praticantes em Bragança".

A expectativa é de que nesta edição aumente o número de participantes e continue a registar-se um aumento da presença de pessoas da cidade e do concelho de Bragança.

O percurso não será o que o presidente do Ginásio Clube desejaria, pelo centro da cidade, na medida em que as principais artérias estarão ocupadas pelos expositores e atividades da Feira das Cantarinhas.

Ainda assim, o responsável acredita no sucesso da corrida e este ano decidiram fazer uma distribuição diferente dos prémios com um total de quatro mil euros para distribuir pelos 50 atletas que se destaquem.

Mais informação AQUI.

Carlos Fernandes lamentou a falta de envolvimento de associações da região ligadas à modalidade, também notado por Rui Muga, um dos atletas convidado para a prova e que "cresceu" no Ginásio Clube de Bragança, correndo atualmente pelo Clube Académico de Mogadouro.

Atualmente são mais os atletas a praticar do que quando começou há 12 anos, ainda assim Rui Muga observou que "não há muitos jovens a praticar atletismo", defendo que a prática deve ser mais incentivada.

Esse é um dos objetivos da Câmara de Bragança, como sublinhou o presidente Hernâni Dias, que sublinhou a importância do evento desportivo para "a promoção do atletismo e da própria cidade, sob o ponto de vista turístico e económico".

A autarquia financia a "Corrida das Cantarinhas" com 18 mil euros.

Diário de Notícias

Sem comentários:

Enviar um comentário