terça-feira, 17 de abril de 2018

Piaget Alimentar de Mirandela estuda propriedades terapêuticas de folhas de variedades de oliveiras da região

O Laboratório Piaget Alimentar de Mirandela está a trabalhar num projecto de investigação que pretende estudar as propriedades terapêuticas da folha de Oliveira e dos benefícios da sua utilização em chá.
O estudo está a ser feito em parceria com outras instituições. “Estamos a fazer um projecto com outras instituições, como a Confraria Nacional das Plantas Medicinais e Aromáticas colaboradores do Instituto Ciências Biomédicas Abel Salazar. Conhecemos as características morfológicas da folha é importante também conhecer as características terapêuticas. Temos conhecimento que o chá tem características muito importantes e é extremamente importante conhecermos melhor este produto e colocá-lo no mercado”, adiantou Maria Helena Chéu, directora do Piaget Alimentar.

De acordo com a investigadora, as folhas de oliveira terão mais antioxidantes que o chá verde.

Este projecto de investigação está centrado nas variedades de oliveiras tradicionais da região. “Pretende-se saber quais das folhas das diferentes variedades, a verdeal transmontana, a madural, a cobrançosa, é que têm essas características que melhor identificamos com os compostos fenólicos, por exemplo”, refere.

O objectivo é alcançar a certificação para colocar o produto no mercado.

Maria Helena Chéu alerta ainda que “é urgente criar em Portugal, uma legislação específica para regular os azeites aromatizados que começam a aparecer no mercado”, chamando a atenção para as consequências que podem resultar dessa lacuna. 

Escrito por Brigantia
Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário