quarta-feira, 18 de abril de 2018

Produtores preocupados com atraso de culturas hortofrutícolas devido às condições meteorológicas

Devido às alterações climáticas que se fizeram sentir, as produções hortofrutícolas estão este ano muito atrasadas, no caso da cereja e do pêssego.
Catarina Martins, uma jovem agricultora de 26, que faz produção no Vale da Vilariça contou que os produtores estão com receio das temperaturas quentes que se avizinham.

“Já se sentiu na cereja, que este ano vai vir mais tarde, só está a gora no início da floração, o pêssego já houve algumas perdas na minha zona com algum granizo, as alterações climáticas cada vez tem efeitos piores e os produtores estão preocupadas com as trovoadas que poderão vir em Maio e o verão quente que poderemos ter este ano”, sealientou.

A ex-aluna da Escola Superior Agrária de Bragança, ontem esteve como palestrante na décima nona edição da Semana das Ciências Agrárias.

A produtora também referiu que está com receio de investir no plantio de verão.

“Estamos a iniciar o plantio de Verão e os custos de produção são bastante elevados, sendo que há uma falha na mão de obra e as margens, que nos fazem falta, não podemos usufruir, e temos o receio de investir agora e depois haja uma catástrofe natural”, afirmou.

A Semana das Ciências Agrárias e foi promovida pela Associação de Estudantes desta instituição, Carlos Carvalho, o presidente explicou que o tema principal é a agricultura familiar.

O evento, que termina hoje, contou com a participação de 200 pessoas. 

Escrito por Brigantia
Maria João Canadas

Sem comentários:

Enviar um comentário