domingo, 20 de maio de 2018

Dia Mundial dos Museus celebrado com várias atividades em Macedo de Cavaleiros

Oito catedrais do Norte do país, sete fotógrafos e diferentes perspetivas.
Estes são, em suma, os elementos que compõe a exposição “Oito Espaços, Sete Olhares” que pode ser visitada desde sexta-feira e até 16 de setembro no Museu de Arte Sacra de Macedo de Cavaleiros.

Um trabalho desenvolvido pela Direção Regional de Cultura do Norte, que com ele pretende realçar outros aspetos desses monumentos, fazendo com que sejam mais visitados, explica Jorge da Costa da Direção Regional de Cultura do Norte.

“As catedrais são objetos arquitectónicos com uma função social relevante nas cidades onde se localizam. Porém, são vistas como edifícios religiosos e circunscritas a essa função. Por isso, queremos com esta exposição, chamar à atenção para o facto de as catedrais serem objetos patrimoniais e artísticos, muitos deles com aspetos significativos do ponto de vista da arte sacra, e que devem ser vivenciados pela população na sua função cultural.

Se olharmos para elas com outro modo de ver, vamos encontrar coisas que nunca antes tínhamos visto. 

Pretendemos também chamar à atenção das pessoas para estes monumentos que estão abertos e disponíveis para a visita pública e turística.”

Uma exposição que fez parte do programa das celebrações do Dia Internacional dos Museus, que se comemorou precisamente na passada sexta-feira, dia 18. E não poderia haver melhor forma de assinalar a data em Macedo, considera Elsa Escobar, vereadora da cultura.

“Para além de ser o Dia Internacional do Museus, também é importante lembrar que estamos no ano do património europeu e, portanto, é uma forma excelente de celebrar o dia e o ano.

Temos agora também no Museu de Arte Sacra uma sala com paramentos que nos foram cedidos pela Igreja da Sobreda, o que esperamos que traga também mais gente e mostre o que é o património do nosso concelho.”

A par desta exposição, houve outras a decorrer durante o fim-de-semana para celebrar a data.

Desde sexta que está patente na sala de exposições temporárias da Casa Falcão a exposição Rochas e Minerais, promovida pelo Geopark Terras de Cavaleiros e que, desta forma, dá oportunidade aos visitantes de conhecerem um pouco mais da geologia da região.

Também sexta-feira, o Museu Martim Gonçalves recebeu uma visita noturna ao seu espólio. Já no sábado, foi a vez do Museu de Arqueologia Coronel Albino Pereira Lopo abrir portas a uma aula de Yoga.

Um programa vasto para celebrar os museus da cidade e assim incentivar a que mais pessoas os visitem, refere Benjamim Rodrigues, autarca local.

“Lamentavelmente, a população residente, não só da cidade mas também das freguesias, por vezes não têm conhecimento destas exposições nem do acervo dos próprios museus.

Temos interesse em chamar a população aos museus criando soluções inovadores que apelem à vinda das pessoas.”

O programa encerra hoje, domingo, entre as 9h e as 17h30 com uma visita guiada que começa nos museus de Mirandela, segue para os de Macedo e acaba coma visita às estruturas museológicas de Bragança.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário