quarta-feira, 23 de maio de 2018

PORTUGAL

Por: Maria da Conceição Marques
(colaboradora do "Memórias...e outras coisas..."
Jardim à beira mar plantado
Tem cheiro a maresia…
Caldo verde e sardinha assada
Tem cheiro a poesia
Quinas, vielas e fado
Tem cheiro a fantasia!
Cheira a azeite e alheira 
Relvados, campos e bola 
Cheira a flor de laranjeira
Cheira a romarias de Verão
Tem cheiro a descobridores
Poetas e trovadores 
Alfazema e a amores 
Cheira a vinho e a pão!
Portugal…
Tem cheiro a devoção
Cheira a pastel de Belém
Senhora de Fátima…
Amém… 
Cheira a feitos e a glória
A descobrimentos e história 
Cheira a sol e a praia
A planaltos e montes
A sonhos e horizontes
A douro e castanha assada.
A rosmaninho e alecrim
Cheira a giestas e a rosas 
Cheira a pinheiro e resinas 
A festa e a concertinas
A cantigas brejeiras
Inquisição, feiticeiras 
Portugal…
Cheira a pão quente e a gado
Cheira a versos e a Camões 
Portugal tem saudosismo
Portugal tem alma e fado
No bater dos corações 


Maria da Conceição Marques, natural e residente em Bragança.
Desde cedo comecei a escrever, mas o lugar de esposa e mãe ocupou a minha vida.
Os meus manuscritos ao longo de muitos anos, foram-se perdendo no tempo, entre várias circunstâncias da vida e algumas mudanças de habitação.

Participei nas colectâneas:

POEMA-ME
POETAS DE HOJE
SONS DE POETAS
A LAGOA E A POESIA
A LAGOA O MAR E EU
PALAVRAS DE VELUDO
APENAS SAUDADE
UM GRITO À POBREZA
CONTAS-ME UM HISTÓRIA
RETRATO DE MIM.
ECLÉTICA I
ECLÉTICA II
5 SENTIDOS

REUNIR ESCRITAS É POSSÍVEL – Projecto da Academia de Letras Infanto-Juvenil de São Bento do Sul, Estado de Santa Catarina

Livros editados:
-O ROSEIRAL DOS SENTIDOS
-SUSPIROS LUNARES
-DELÍRIOS DE UMA PAIXÃO
-ENTRE CÉU E O MAR
-UMA ETERNA MARGARIDA

Sem comentários:

Enviar um comentário