quinta-feira, 24 de maio de 2018

Via da Prata quer atrair peregrinos de todo o mundo

Trata-se do Caminho transmontano para Santiago de Compostela e contempla a instalação de albergues de peregrinos, trabalhos de limpeza e sinalização do troço do caminho, bem como a promoção e divulgação.
O caminho português da Via da Prata para Santiago de Compostela, que atravessa Trás-os-Montes, vai dispor de albergues para peregrinos, sinalização e divulgação, num investimento a rondar os 366 mil euros.

A Câmara de Bragança é a promotora da candidatura, apresentada em conjunto com os municípios de Vinhais e Chaves, e que foi aprovada pela Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior. O presidente da Câmara de Bragança, Hernâni Dias, deseja que, em poucos anos, o percurso possa ter tantos peregrinos como os caminhos espanhóis.

“O objetivo é que, dentro de cinco anos, os caminhos de Santiago, do lado português, possam estar mais ou menos equiparados em termos de chamar caminheiros e de desenvolvimento, ao que está do lado espanhol, porque, sabemos que é um fator de geração de dinheiro e valorização turística”, afirma o autarca.

O projeto visa a Valorização do Caminho Português da Via da Prata e contempla “a instalação de albergues de peregrinos em Bragança, Vinhais e Segirei, no concelho de Chaves, trabalhos de limpeza e a sinalização do troço do caminho, desde Quintanilha (Bragança) até Segirei (Chaves), bem como a promoção e divulgação.

A Via da Prata entra no concelho de Bragança por Quintanilha (a porta Xacobea mais antiga de Portugal), segue por Vinhais e Chaves, juntando-se ao caminho Leonês e Via da Prata em Verín (Espanha). É um dos caminhos seguidos por peregrinos portugueses e espanhóis nas peregrinações a Santiago de Compostela.

Segundo a autarquia de Bragança, “só no mês de março de 2018, a Oficina do Peregrino, em Santiago de Compostela (Espanha), recebeu mais de onze mil peregrinos, oriundos de todo o mundo. Estas pessoas percorreram as várias rotas e vias que integram os Caminhos de Santiago, entre as quais a Via da Prata, que atravessa Trás-os-Montes, junto á fronteira com Espanha.

O projeto de valorização e dinamização da Via da Prata conta com o apoio da Diocese de Bragança-Miranda e da Diocese de Vila Real, da Diputación de Zamora, da Turismo do Porto e Norte de Portugal e da Associação Cultural Transmontana dos Amigos do Caminho de Santiago.

Olímpia Mairos
Rádio Renascença

Sem comentários:

Enviar um comentário